segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sem acordo entre professores e governo... A greve continua

Os professores da rede pública de ensino não entraram em acordo com o Governo do Estado, e a greve será mantida. Fracassaram as tentativas de um acordo para o final da greve, nesta manhã.

Os professores reivindicam reposições referentes a perdas com inflação. A categoria, que entrou no 20° dia de greve nesta segunda-feira(03), reivindica perdas de 10,96%, mas o Estado afirma só poder conceder 2,96%.

O Governo alega que restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Legislação Eleitoral são os maiores problemas para que uma reposição aos professores possa acontecer.

Analisando friamente
Um pouco mais por dentro do assunto, até entendo que os professores tenham o direito de cobrar o que lhe deve ser pago por lei... afinal é isso que diz a lei e faz parte dos direitos dos professores, tudo bem, entendo, agora... é muita irresponsabilidade de ambas as partes, tanto a desse governo que nem cede a pressão dos professores, nem impõe a pressão necessária para que as aulas recomecem, tanto o SINPLAC que está lutando pelo seu direito, sem deixar que outro direito seja exercido, que é o do estudante.
É importante que os professores recebam um bom salário, que tenham condições de trabalhar? É sim. Mas antes de se fazer uma greve assim, tem que se pensar muito antes, é uma decisão muito radical pro momento, o vestibular da UFAC, deverá ser no final de Outubro, o Enem é no dia 6 e 7 de novembro, mesmo com o ano letivo correto, os estudantes já estão no prejuízo, com essa paralisação que hoje completa 20 dias então, nem se fala.
O que vou falar aqui, não é uma ofensa, não é uma crítica, é uma dica de como eu acho que devia ser feito, mas é opinião própria, não significa que eu esteja certo ou errado, opinião é opinião... Se eu fosse a Sra. Alcilene Gurgel(que é mãe de uma grande amiga, especial demais pra mim, diga-se de passagem), teria mantido as aulas e já ameaçado o governo: "Olha vamos começar a negociar agora, porque se não chegarmos a um acordo até o fim do recesso escolar que existe no mês de julho(mais conhecido como férias por nós alunos), não voltaremos a trabalhar na volta as aulas". Assim teriam muito tempo para negociar, sem prejudicar ninguém, claro que isso podia não resultar em nada, o governo poderia continuar sem ceder, mas, o tempo perdido seria bem menor.

NADA JUSTIFICA, TIRAR MILHARES DE ALUNOS DA ESCOLA POR MAIS DE 20 DIAS, E ISSO NÃO É SÓ PARA OS PROFESSORES, MAS TAMBÉM PARA O GOVERNO, ESSA ERA A HORA ONDE NÓS, ALUNOS, DEVERIAMOS FAZER PRESSÃO PARA A VOLTA AS AULAS, QUE ALGUMA LIDERANÇA ESTUDANTIL TAMBÉM CONVOCASSE OS ALUNOS PARA A "FESTA" DO SINPLAC/GOVERNO DO ESTADO, MAS INFELIZMENTE, EU LAMENTO QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES(E NÃO TODOS) ENGAJADOS NESSAS LIDERANÇAS, SEJAM PESSOAS SEM O MORAL NECESSÁRIO, SEM O CARÁTER NECESSÁRIO, SEM A SERIEDADE NECESSÁRIA E PRINCIPALMENTE SEM A RESPONSABILIDADE NECESSÁRIA, AFASTANDO ASSIM, MUITOS ESTUDANTES QUE REALMENTE SE IMPORTAM COM ALGUMA COISA(NÃO QUE EU SEJA UM DESSES). AFINAL, QUEM QUER PARTICIPAR DE ALGUM MOVIMENTO ESTUDANTIL QUE QUANDO VOCÊ OLHA, A ÚNICA COISA QUE VÊ É UM BANDO DE PALHAÇOS CONTANDO PIADA?

PEÇO DESCULPAS A ALGUNS MEMBROS DESSAS LIDERANÇAS, QUE SÃO SIM RESPONSÁVEIS, MAS ERA HORA DE PENSAR NUM MÉTODO DE SELEÇÃO DIFERENTE.


Quem quiser dizer que os irresponsáveis estão fazendo mais que os mais sérios e responsáveis, tem o direito de discordar comigo, mas eu também posso discordar... Nem os mais sérios, nem os mais responsáveis estão fazendo algo, afinal fazer parte de algum movimento estudantil, não significa necessariamente que você está fazendo alguma coisa para melhorar, ou seja, meramente ilustrativo aqui no estado do Acre.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Greve do SINPLAC pode terminar nessa segunda, Leia

Segundo a matéria do Site: agazeta.net, a greve do SINPLAC poderá se encerrar nessa segunda-feira. Leia a matéria na íntegra:

Professores discutem proposta do governo nesta segunda-feira
Proposta será apresentada em assembléia que acontecerá a partir das 9 horas, na quadra do Colégio Estadual Barão do Rio Branco

Uma assembléia geral dos professores licenciados será realizada nesta segunda-feira, 03, para discutir uma proposta de reposição inflacionária apresentada na tarde de hoje, 30, pelo governo do Estado.

A equipe da Secretaria de Estado de Educação (SEE) aceitou repor a inflação acumulada nos quatro primeiros meses desse ano, levando a diretoria do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) à decisão de realizar uma assembléia.

"Estamos em negociação e os professores é que devem decidir. Essa atitude mostra que não temos interesse em prejudicar ninguém, como vem sendo veiculado equivocadamente. O governo apresentou uma proposta, agora a categoria vai discutir-la porque é a categoria que tem a palavra final. Não tomamos decisões atabalhoadamente, com objetivos políticos. A categoria é soberana e a sua decisão será respeitada pelo seu sindicato", afirma a presidente do Sinplac, Alcilene Gurgel.

A assembléia acontecerá a partir das 9 horas, na quadra do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB).


Agora, é torcer para que o SINPLAC, ache a proposta do governo suficientemente boa para a classe, aceite-a e que os estudantes possam voltar a ter aula. Vale lembrar que as aulas foram paralisadas, uma semana antes da "semana de prova" na maioria das escolas, então, que as escolas tenham o mínimo de bom senso de adiar as provas, repassar a matéria para não prejudicar AINDA MAIS os estudantes.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mulher é presa por tirar a roupa em via pública(Praça da Bandeira)



A desempregada Sandra Maria Aquilei Quintão, 35 anos, foi flagrada pelas câmeras de segurança instaladas no centro da cidade quando resolveu tirar as roupas e desfilar despisda na Praça da bandeira.

A mulher foi presa e encaminhada a Delegacia Central de Flagrantes – DEFLA, ao chegar na delegacia Sandra tirou novamente a roupa e exibia os seios.

Aparentando está sob efeito de entorpecentes a mulher não obedecia a ordem dos policiais e ao ser levada para a cela, Sandra tirou toda a roupa ficando totalmente nua fazendo gestos obscenos para os policiais que estavam de plantão.

Sandra foi indiciada por Atos Obscenos e Atentado violento ao Pudor e na manhã de sábado foi encaminhada ao Juizado Especial.

Coisas estranhas andam acontecendo aqui, desculpem-me mas eu tenho que rir kkk

Policial procura suspeito de estuprar cinco dentistas

Um homem de Ribeirão Vermelho, Minas Gerais, está sendo procurado pela polícia mineira sob a acusação de estuprar cinco dentistas em Belo Horizonte e no sul do Estado. Arquimedes de Abreu Filho, de 50 anos, já teve a prisão temporária decretada pela Justiça e pode ser indiciado por estupro e roubo.

Segundo investigações da polícia, o suspeito agia sempre da mesma maneira, marcando consultas com as dentistas no último horário disponível para evitar movimento nos consultórios. Ele não usava armas para render as vítimas e chegou a lutar com uma das mulheres, que reagiu. Além do estupro, ele ainda teria levado um telefone celular e um cartão bancário de duas das vítimas violentadas.

O suspeito foi identificado após esquecer um documento em um dos consultórios que tentou agir.

Os crimes na capital mineira ocorreram entre 30 de março e 9 de abril, sempre na região oeste da cidade. Antes de chegar a Belo Horizonte, o estuprador fez uma vítima em Lavras, no Sul do estado, mas investigações apontam que Abreu Filho também agiu em Alfenas, Machado e mesmo nos estados de São Paulo e Espírito Santo.

Abreu Filho já esteve preso em Alfenas e é dono de uma vasta ficha criminal, acusado de praticar assaltos, furtos e estelionatos.


CADEIA NELE, AMIGOS!!!

Cantora Lily Allen é flagrada no Acre



Lily Allen divulgou em seu perfil no Twitter, fotos de uma passagem por São Paulo. Nesta terça-feira, dia 27, a cantora foi flagrada por um estudante acreano no aeroporto de Rio Branco.

De acordo com suas mensagens na rede social, Lily Allen está no Brasil desde sábado, 24 de abril. Não se sabe o motivo da viagem da cantora pelo país.

Uma pista é que Lily tem se interessado pela questão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Ainda no Twitter, Lily postou um link para uma notícia do jornal inglês "The Guardian" a respeito do tema.

Redator: Paulo Borgia; Fonte: http://www.band.com.br/entretenimento/celebridades/conteudo.asp?ID=294789

terça-feira, 27 de abril de 2010

"Diz que me disse" sobre greve dos professores no Acre

Bom,uma fonte minha, funcionária do CEAN(Colégio Estadual Armando Nogueira, Escola Estadual Jornalista Armando Nogueira ou seja lá como é realmente o nome sem sentido da escola), afirmou que quinta-feira, as aulas recomeçam em Rio Branco e foi mais longe, o governo do Estado teria sido firme e um tanto "áspero" com o SINPLAC, obrigando a voltar as aulas, ou mandava cortar o ponto deles, estando inconformado, pois existe uma grande quantidade de professores que são substitutos e estão exigindo aumento de salário, nesse caso, ele apenas contrataria outros professores temporários, demitindo os atuais temporários.

Entretanto...

Hoje nos principais meios de comunicação do estado, foi dito que a greve continua, pois a proposta que o governo apresentou, não era boa o suficiente... Sendo que o Governo ofereceu 50% do que eles estavam pedindo(Quase 1,500 reais, fora o salário fixo de um professor, lembrando sempre que os professores cobram beneficios e não salários), mais um adicional de quase 150 reais a partir de maio(por mês), e se os professores cumprissem 3 cláusulas de um contrato até o final do ano, se essas cláusulas fossem cumpridas, em dezembro, o governo pagaria os outros 50% que o SINPLAC pede, porém se torna impossível, pois uma das cláusulas é meio dificil de se cumprir, "Terminar o ano letivo de acordo com o calendário programado no começo do ano", eu lhes pergunto: Como cumprir o calendário, se estão atrasando o calendário com a greve?

Parece que a greve não só continua, como adquire apoio... o SINTEAC, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre, com o seguinte argumento:
"Chegamos à conclusão de que temos que nos unir porque o setor educacional é o mesmo, estamos todos nos mesmos estabelecimentos de ensino, somos a mesma categoria. Não há motivo para relutância nesse momento porque os servidores de apoio também têm reivindicações que não foram atendidas. Agora é toda a educação, em peso e em todo o Estado do Acre, que vai parar para reivindicar a nossa reposição de perdas salariais", disse Alcilene Gurgel, presidente do Sinplac, em nota enviada a imprensa.

OU SEJA,

JOGO POLÍTICO, O SINTEAC ENTRA NESSA, APOIA O SINPLAC E NO FUTURO ESSE ELO PODERÁ AJUDAR NAS LUTAS POLÍTICAS DO SINTEAC... Enquanto isso, os estudantes sem aula.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Greve dos professores no Acre


Eis que em Rio Branco-Acre, surge uma greve que se estende desde o dia 15/04 até hoje(22/04) e sem previsão para terminar, até fiquei tempos sem postar no blog, pois greve de professores é sinônimo de férias para mim, mas voltando a parte que interessa da história, a greve dos professores, faz com que a população, sobretudo os estudantes parem pra pensar na atual situação.
Todos merecem boas condições de trabalho, todos merecem um bom salário, até aí tudo certinho meus caros professores, mas antes de cobrar benefícios e um salário "mais gordo", vamos trabalhar melhor para variar. Vivo num país, onde mais da metade dos estudantes, se não fizerem um cursinho pré-vestibular, ou buscarem suas próprias fontes de estudo, não conseguem entrar numa faculdade, porque o sistema nas escolas é falho.
Eu não sei muito bem, qual é o atual salário de um professor aqui no estado do Acre, mas ainda sim, lembro de professores falando que eram um dos melhores, porém tem uma ausência de benefícios que aumentam esse salário, com ou sem benefícios, creio eu que, quando professores prestam concurso público, tem no edital, o salário que esse professor vai receber, ele passa no concurso, passa alguns meses trabalhando e cobra que aquele salário pré-acordado aumente.
Mas na maioria das vezes, a "culpa" não é dos professores que estão dentro de sala de aula, e sim daqueles que estão lá no sindicato; tenho uma professora(uma das únicas que realmente sabe dar aula na escola onde estudo), que quando soube da paralisação do SINPLAC(Sindicato dos Professores no Acre), disse: "Vai começar a palhaçada!". Isso é o suficiente, para acreditar que tem sim alguns professores com vergonha na cara, que por vontade própria estariam nas escolas, dando aula pra fazer justiça ao salário que ganha no fim do mês, porém há o outro lado da moeda, a diretoria do SINPLAC e alguns outros professores, querem que essa palhaçada vá adiante, esperando que o governo ceda a uma pressão, já que se tudo se encaminhar desse jeito, vamos completar duas semanas de paralisação, e por falar nisso, apesar de ser mais de oposição que situação, dar meus parabéns ao governo do estado, isso mesmo governador, não ceda a essa pressão medíocre, negocie com calma, nós alunos estamos sendo prejudicados com a greve, porém, se não mostrar um pulso firme agora, futuramente virão mais greves como essa e nos prejudicaremos mais ainda.
A impressão que fica sobre a diretoria do SINPLAC, é aquela típica de quem conhece bem a sala de aula, quem já estudou, estuda ou apenas tem presença nas escolas, conhece aqueles alunos, que adoram aparecer, que querem ser líderes de todos os movimentos do colégio, que acham que saber seus direitos e brigar por eles, é ser arrogante, é ser uma pessoa mais inteligente ou superior aos outros. Liderança, vem com personalidade e só com personalidade nós podemos buscar nossos direitos, isso para alunos e professores. Que raio de professores são esses, que paralisam as aulas pra fazer baderna em frente ao congresso, essa é a forma civilizada de buscar os direitos, que os alunos tem que aprender com os professores? Esse é o nosso exemplo?
Os principais prejudicados da história são os alunos, que terão de marcar aulas aos sábados, aulas a tarde, trabalhos extra-classe, tudo muito apressado, muito corrido, sem o tempo de preparação para o vestibular que está logo aí. Vale lembrar que o sistema de ensino médio no Acre é semestral, ou seja, durante 6 meses estudamos algumas matérias e nos outros 6 estudos outras(na verdade são apenas 4 ou 5 meses), então, todo o tempo perdido, é prejudicial as matérias do primeiro semestre das turmas.
Aí vem os professores dizer que isso não é problema, as aulas no sábado, aulas em outro turno... o que poderíamos fazer era propôr uma greve, nós alunos, contra essas aulas improvisadas, mas, nós crianças, adolescentes e jovens não somos tão infantis quanto o SINPLAC, pelo contrário, somos civilizados, o que temos pra resolver, resolvemos assim, nas palavras, como eu vos mostro e nas atitudes, iremos a aula no sábado sim, e nas aulas em outro período também, afinal, se não formos, os professores ganharam o salário reajustado do mesmo jeito no final do mês, pelo menos vamos fazê-los trabalhar, e faço uma proposta hoje, aos alunos de escola pública que estão lendo esse humilde blog.

ELES COBRAM SALÁRIO... VAMOS COBRAR BOM TRABALHO, A PARTIR DE HOJE, É ALUNO NO PÉ DE PROFESSOR, NÃO SENDO IGNORANTE E NEM CHATO, MAS COBRANDO ATÉ O FINAL UMA BOA AULA, QUE OS MESMOS SE IMPORTEM CONOSCO.

Termino com uma frase da minha professora de Espanhol que diz tudo, sobre os motivos pelos quais sou contra o reajuste salarial dos professores(NÃO CITO NOMES PARA NÃO COMPROMETER): "Eu não estou aqui para fazer vocês passarem no vestibular", se referindo a dúvida de um aluno(daqueles chatos que eu citei), dizendo que o professor do Pre-vest dele disse que o alfabeto espanhol, teria sido atualizado(como de fato foi a anos)e ela ainda não sabia da atualização.

sábado, 17 de abril de 2010

Homem de 50 anos é preso por roubar chocolates em Recife


Um homem de 50 anos foi preso no Recife, na noite desta sexta-feira (16), por roubo de chocolates. Ele foi encaminhado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) na manhã deste sábado (17), segundo o delegado José Custódio da Silva, responsável na 7ª Seccional de Polícia Civil em Boa Viagem. "Lá ele aguardará decisão da Justiça estadual", disse Silva.

Os seguranças da loja viram, pelas câmeras de segurança, o homem guardar as barras em uma sacola. Abordaram-no quando estava saindo do local, pediram para olhar a bolsa e, ao constatar que levava os doces, chamaram a polícia.

Segundo o delegado, esta não é a primeira vez. "Ele rouba chocolates desde 2006. No início, roubava e comia, mas confessou que depois de um problema no coração, passou a vender as barras", afirmou Silva. A polícia informou que o homem já foi autuado cinco vezes pelo mesmo delito.



TEM LOUCO PRA TUDO

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Reflexão sobre post do "Blog do Neto"

Em minhas navegadas pelos blogs esportivos, encontrei um post do jornalista, ídolo da torcida do Corinthians, Neto. Em seu blog, Neto falava sobre um caso recente de ato racista, que aconteceu nessa quinta-feira, no jogo Palmeiras x Atlético Pr, onde o zagueiro Danilo cuspiu na cara de Manoel, zagueiro do Atlético, e o chamou de macaco, claramente, falando de sua cor de pele. Neto disse:

Danilo, Manoel e a polêmica racista

O zagueiro Danilo errou feio ao chamar o zagueiro Manoel de macaco. Clara referência racista. Ele pode ser sim passível de algum tipo de punição. Acho que mais processo jurídico, porque na esfera esportiva pouco tem a se fazer. Mas também acho para por aí, viu? Conheço o jogador do Palmeiras e sei que ele é um rapaz totalmente do bem. Aquelas palavras saíram em um momento de nervosismo. No calor do jogo. Não tem que se levar adiante. Muito menos existir rancor por parte do defensor do Furacão.

Para falar a verdade, infelizmente, esse tipo de coisa é muito comum no meio esportivo.
O que vi de jogador ofendendo o outro de forma racista nesse quase 20 anos jogando bola não é brincadeira. Mas é sempre no jogo. De repente para tentar desestabiliza o adversário. Tenho minhas dúvidas se levar esse tipo de coisa para os tribunais é esportivamente correto. Jurídico sei que é todo mundo tem direitos e deveres na nossa sociedade. Agora coisa de jogo é coisa de jogo. Fica a dúvida.


Agora minha opnião pessoal, o Danilo tem que ser punido? Tem sim, fez uma estupidez sem tamanho, mas, como o Neto disse, para por aí. Poxa, pode até ter sido um ato racista, mas não é propriamente um racismo da parte do jogador Danilo, isso foi mais uma ofensa, que uma forma de discriminação, infelizmente essas coisas acontecem no calor do jogo, pode ser usado até como forma de desestabilizar o adversário, chamar disso ou daquilo.
Sem meias-palavras, falando francamente, algumas leis, dão coberturar demais a algumas pessoas, eu me incluo, porque não sou branco, talvez algo índigena, mas me acho mais para definição ética negra do que qualquer outra coisa. Vejam bem, Danilo não fez isso do nada com Manoel... Manoel deu uma cabeçada em Danilo, com bola parada, para agredir, Danilo pouco depois o cuspiu e o chamou de macaco, mais tarde, Danilo caía no chão e Manoel pisava em cima de Danilo, onde quero chegar é, antes de tudo isso, Manoel agrediu Danilo e Danilo porque chamou-o de macaco, está passando como único vilão da história... É uma proteção demasiada as pessoas de cor negra, aí vem me dizer: "Não é negro, é afro-descendente!" Afro-descedente é o caramba, Caucasiano não é branco? Por quê afro-descendente não pode ser negro? São melhores que os outros? Não, são todos iguais, só não na lei, porque na lei, os negros são diferenciados, tem um tratamento diferente, tem uma lei criada especificamente para os negros, e isso pra mim, é a maior forma de discriminação que existe, é uma forma de separar e diferenciar as pessoas que deveriam ser iguais.
Qual a diferença de chamar um negro de macaco e chamar um cara alto de girafa? Um gordo de baleia? Um cara mais baixo de pintor de rodapé? Um muito magro de Rato? e por aí vai...

Voltando ao principal, Danilo tem sim que ser punido, fez uma burrada, falta de ética e de respeito sem tamanho, mas que fique registrado que ele revidou uma cabeçada e que o Manoel revidou o macaco, pisando em cima do Danilo quando o mesmo estava no chão, já sentindo dores. Que peguem vários dias de suspensão do campeonato, algumas cestas básicas e só. Isso é coisa que acontece no calor do jogo, tem zagueiro que chega no ouvido do atacante e fala que vai quebrar a perna dele, e não dá em nada... por quê isso teria que dar?

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Reflexão interessante

Passando pelo Blog da minha amada e estimada amiga Raphaela( http://wwwrafaelam.blogspot.com/ ), vi uma postagem interessante, que vale a pena dar uma conferida:

Bebidas Alcoólicas
A verdade é que a bebida alcoólica está presente sempre em nossas vidas.O fato é que se você está triste,bebe-se para esquecer de tudo,se você está feliz,bebe-se para comemorar,e se você não há nada para fazer,bebe-se para passar o tempo.
Hoje em dia o número de pessoas que consomem essa bebida duplicou comparando-se há 10 anos atrás.Crianças a partir dos seus 13 anos(muitas vezes até mais jovens) consomem qualquer tipo de álcool,sendo que ele está mais presente entre os adolescente do que até mesmo os adultos,causando assim uma morte precoce(nos casos de acidentes),hepatites(inflamação no fígado),cirrose entre outras.
Se pararmos pra pensar:Como será a geração em que nossos filhos viverão?Eles terão uma vida saudável?
São questões que só o tempo poderá responder.


Se antes bebiamos com 18, hoje bebemos com 13... amanhã começaremos(falando de uma forma geral do ser humano) com 7 anos? É algo realmente preocupante, existem várias formas de se ficar alegre e curtir com os amigos, sem precisar necessariamente encher a cara... É bom sair com galera, curtir um pouco, fazer o que se acha que te faz feliz(seja beber ou qualquer outra coisa), eu entendo, sei como é, mas, até onde isso é realmente bom pra nós. Parece um papo meio antiquado demais, porém, vamos ter responsabilidade, muita gente morre em consequencia de bebidas e drogas, curtir é bom, mas sem loucuras é melhor.