sexta-feira, 16 de abril de 2010

Reflexão sobre post do "Blog do Neto"

Em minhas navegadas pelos blogs esportivos, encontrei um post do jornalista, ídolo da torcida do Corinthians, Neto. Em seu blog, Neto falava sobre um caso recente de ato racista, que aconteceu nessa quinta-feira, no jogo Palmeiras x Atlético Pr, onde o zagueiro Danilo cuspiu na cara de Manoel, zagueiro do Atlético, e o chamou de macaco, claramente, falando de sua cor de pele. Neto disse:

Danilo, Manoel e a polêmica racista

O zagueiro Danilo errou feio ao chamar o zagueiro Manoel de macaco. Clara referência racista. Ele pode ser sim passível de algum tipo de punição. Acho que mais processo jurídico, porque na esfera esportiva pouco tem a se fazer. Mas também acho para por aí, viu? Conheço o jogador do Palmeiras e sei que ele é um rapaz totalmente do bem. Aquelas palavras saíram em um momento de nervosismo. No calor do jogo. Não tem que se levar adiante. Muito menos existir rancor por parte do defensor do Furacão.

Para falar a verdade, infelizmente, esse tipo de coisa é muito comum no meio esportivo.
O que vi de jogador ofendendo o outro de forma racista nesse quase 20 anos jogando bola não é brincadeira. Mas é sempre no jogo. De repente para tentar desestabiliza o adversário. Tenho minhas dúvidas se levar esse tipo de coisa para os tribunais é esportivamente correto. Jurídico sei que é todo mundo tem direitos e deveres na nossa sociedade. Agora coisa de jogo é coisa de jogo. Fica a dúvida.


Agora minha opnião pessoal, o Danilo tem que ser punido? Tem sim, fez uma estupidez sem tamanho, mas, como o Neto disse, para por aí. Poxa, pode até ter sido um ato racista, mas não é propriamente um racismo da parte do jogador Danilo, isso foi mais uma ofensa, que uma forma de discriminação, infelizmente essas coisas acontecem no calor do jogo, pode ser usado até como forma de desestabilizar o adversário, chamar disso ou daquilo.
Sem meias-palavras, falando francamente, algumas leis, dão coberturar demais a algumas pessoas, eu me incluo, porque não sou branco, talvez algo índigena, mas me acho mais para definição ética negra do que qualquer outra coisa. Vejam bem, Danilo não fez isso do nada com Manoel... Manoel deu uma cabeçada em Danilo, com bola parada, para agredir, Danilo pouco depois o cuspiu e o chamou de macaco, mais tarde, Danilo caía no chão e Manoel pisava em cima de Danilo, onde quero chegar é, antes de tudo isso, Manoel agrediu Danilo e Danilo porque chamou-o de macaco, está passando como único vilão da história... É uma proteção demasiada as pessoas de cor negra, aí vem me dizer: "Não é negro, é afro-descendente!" Afro-descedente é o caramba, Caucasiano não é branco? Por quê afro-descendente não pode ser negro? São melhores que os outros? Não, são todos iguais, só não na lei, porque na lei, os negros são diferenciados, tem um tratamento diferente, tem uma lei criada especificamente para os negros, e isso pra mim, é a maior forma de discriminação que existe, é uma forma de separar e diferenciar as pessoas que deveriam ser iguais.
Qual a diferença de chamar um negro de macaco e chamar um cara alto de girafa? Um gordo de baleia? Um cara mais baixo de pintor de rodapé? Um muito magro de Rato? e por aí vai...

Voltando ao principal, Danilo tem sim que ser punido, fez uma burrada, falta de ética e de respeito sem tamanho, mas que fique registrado que ele revidou uma cabeçada e que o Manoel revidou o macaco, pisando em cima do Danilo quando o mesmo estava no chão, já sentindo dores. Que peguem vários dias de suspensão do campeonato, algumas cestas básicas e só. Isso é coisa que acontece no calor do jogo, tem zagueiro que chega no ouvido do atacante e fala que vai quebrar a perna dele, e não dá em nada... por quê isso teria que dar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário