quinta-feira, 15 de abril de 2010

TAÇA DE BOLINHAS

A Taça de bolinhas é tido como um prêmio para o primeiro Penta-Campeão Brasileiro, São Paulo... Mas pera aí, não é o flamengo? Vamos tirar as dúvidas.

Essa semana, voltou à tona o polêmico assunto sobre o título do Campeonato Brasileiro de 1987, que segundo a CBF é do Sport, segundo o Clube dos 13 é do Flamengo e segundo a imprensa é dos dois.
Resumindo, segundo a Band(fonte confiável pra uns, nem tanto pra outros), em 1987, o Campeonato Brasileiro foi divido em dois módulos, o módulo Verde e Amarelo, o Verde equivaleria a Primeira Divisão e o Amarelo a Segunda Divisão.
Flamengo venceu o módulo verde e o Sport-RE venceu o módulo amarelo, Inter e Guarani foram os vices, respectivamente... Mas o regulamento da competição, dizia que ao término dos módulos, teria de haver um quadrangular final, onde os 4 times(campeão e vices) deveriam se enfrentar, para decidir o campeão, o Flamengo(como todo os clubes que integravam o Clube dos 13, inclusive o Inter) decidiram não jogar o quadrangular final, não aceitaram as regras do regulamento imposto pela CBF, SPort e Guarani então venceram por W.O. e se enfrentaram valendo o título, Sport venceu e foi sagrado pela CBF o campeão de 87.
O Clube dos 13 é importantissimo, os principais clubes do país, estão integrados nesse grupo, mas CBF é o órgão responsável pelo Futebol no país, se é regra, é regra; Não gostou? Briga na justiça! Mas o que não pode é bater o pé e dizer, eu não vou entrar em campo. Tenho certeza que se essa situação se repetisse hoje, mesmo contrariado, o Flamengo jogaria o quadrangular final, pois se tivesse jogado, era quase certo que seria campeão (com todo respeito ao Sport, Guarani e Inter).
Se tivesse jogado o quadrangular em 87 e tivesse sido campeão, o Flamengo hoje teria 6 títulos brasileiros, e deveria ter recebido a taça de bolinhas em 92, mas por orgulho e "cabeça-dura" do Flamengo e/ou Clube dos 13, esse status de primeiro Penta-Campeão brasileiro é do São Paulo Futebol Clube que obteve o Penta em 2007.

SPORT É O CAMPEÃO DE 87, PORQUE JOGOU BOLA, PORQUE ENTROU EM CAMPO... ENQUANTO OS CLUBES DO "CLUBE DOS 13" TINHAM PATROCINIO FORTE, BOA ESTRUTURA E BONS ELENCOS, OS DEMAIS TIVERAM QUE TIRAR MEIOS NÃO SE SABE DA ONDE PARA JOGAR ESSES CAMPEONATOS, E AGORA VEM DIZER QUE O FLAMENGO É O CAMPEÃO?

Clube dos 13 não é maior que a CBF, é a lição que fica ao Flamengo.

Um comentário:

  1. "Ao receber a taça, São Paulo e Flamengo deveriam confeccionar em conjunto duas réplicas. Cada um teria uma em seu Museu e contaria a história que quiser. A verdadeira taça da discórdia seria doada para o Museu do Futebol, que ficaria exposta para são-paulinos, flamenguistas, corinthianos, santistas, vascaínos, botafoguenses e quem mais quiser ver. Simples assim.

    Desta maneira os dois clubes atingiriam o maior interessado no enfraquecimento do grupo a qual pertencem: A CBF. Os clubes até poderiam fazer um amistoso de entrega das réplicas durante o período da Copa do Mundo, selando de vez a história.

    É apenas uma sugestão para acabar de vez com a insignificante importância desse simbolismo. O resto fica na boca do torcedor."

    Gostei dessa opinião dada no Blog do Torcedor (São Paulo) na Globo.com

    ResponderExcluir