segunda-feira, 26 de abril de 2010

Greve dos professores no Acre


Eis que em Rio Branco-Acre, surge uma greve que se estende desde o dia 15/04 até hoje(22/04) e sem previsão para terminar, até fiquei tempos sem postar no blog, pois greve de professores é sinônimo de férias para mim, mas voltando a parte que interessa da história, a greve dos professores, faz com que a população, sobretudo os estudantes parem pra pensar na atual situação.
Todos merecem boas condições de trabalho, todos merecem um bom salário, até aí tudo certinho meus caros professores, mas antes de cobrar benefícios e um salário "mais gordo", vamos trabalhar melhor para variar. Vivo num país, onde mais da metade dos estudantes, se não fizerem um cursinho pré-vestibular, ou buscarem suas próprias fontes de estudo, não conseguem entrar numa faculdade, porque o sistema nas escolas é falho.
Eu não sei muito bem, qual é o atual salário de um professor aqui no estado do Acre, mas ainda sim, lembro de professores falando que eram um dos melhores, porém tem uma ausência de benefícios que aumentam esse salário, com ou sem benefícios, creio eu que, quando professores prestam concurso público, tem no edital, o salário que esse professor vai receber, ele passa no concurso, passa alguns meses trabalhando e cobra que aquele salário pré-acordado aumente.
Mas na maioria das vezes, a "culpa" não é dos professores que estão dentro de sala de aula, e sim daqueles que estão lá no sindicato; tenho uma professora(uma das únicas que realmente sabe dar aula na escola onde estudo), que quando soube da paralisação do SINPLAC(Sindicato dos Professores no Acre), disse: "Vai começar a palhaçada!". Isso é o suficiente, para acreditar que tem sim alguns professores com vergonha na cara, que por vontade própria estariam nas escolas, dando aula pra fazer justiça ao salário que ganha no fim do mês, porém há o outro lado da moeda, a diretoria do SINPLAC e alguns outros professores, querem que essa palhaçada vá adiante, esperando que o governo ceda a uma pressão, já que se tudo se encaminhar desse jeito, vamos completar duas semanas de paralisação, e por falar nisso, apesar de ser mais de oposição que situação, dar meus parabéns ao governo do estado, isso mesmo governador, não ceda a essa pressão medíocre, negocie com calma, nós alunos estamos sendo prejudicados com a greve, porém, se não mostrar um pulso firme agora, futuramente virão mais greves como essa e nos prejudicaremos mais ainda.
A impressão que fica sobre a diretoria do SINPLAC, é aquela típica de quem conhece bem a sala de aula, quem já estudou, estuda ou apenas tem presença nas escolas, conhece aqueles alunos, que adoram aparecer, que querem ser líderes de todos os movimentos do colégio, que acham que saber seus direitos e brigar por eles, é ser arrogante, é ser uma pessoa mais inteligente ou superior aos outros. Liderança, vem com personalidade e só com personalidade nós podemos buscar nossos direitos, isso para alunos e professores. Que raio de professores são esses, que paralisam as aulas pra fazer baderna em frente ao congresso, essa é a forma civilizada de buscar os direitos, que os alunos tem que aprender com os professores? Esse é o nosso exemplo?
Os principais prejudicados da história são os alunos, que terão de marcar aulas aos sábados, aulas a tarde, trabalhos extra-classe, tudo muito apressado, muito corrido, sem o tempo de preparação para o vestibular que está logo aí. Vale lembrar que o sistema de ensino médio no Acre é semestral, ou seja, durante 6 meses estudamos algumas matérias e nos outros 6 estudos outras(na verdade são apenas 4 ou 5 meses), então, todo o tempo perdido, é prejudicial as matérias do primeiro semestre das turmas.
Aí vem os professores dizer que isso não é problema, as aulas no sábado, aulas em outro turno... o que poderíamos fazer era propôr uma greve, nós alunos, contra essas aulas improvisadas, mas, nós crianças, adolescentes e jovens não somos tão infantis quanto o SINPLAC, pelo contrário, somos civilizados, o que temos pra resolver, resolvemos assim, nas palavras, como eu vos mostro e nas atitudes, iremos a aula no sábado sim, e nas aulas em outro período também, afinal, se não formos, os professores ganharam o salário reajustado do mesmo jeito no final do mês, pelo menos vamos fazê-los trabalhar, e faço uma proposta hoje, aos alunos de escola pública que estão lendo esse humilde blog.

ELES COBRAM SALÁRIO... VAMOS COBRAR BOM TRABALHO, A PARTIR DE HOJE, É ALUNO NO PÉ DE PROFESSOR, NÃO SENDO IGNORANTE E NEM CHATO, MAS COBRANDO ATÉ O FINAL UMA BOA AULA, QUE OS MESMOS SE IMPORTEM CONOSCO.

Termino com uma frase da minha professora de Espanhol que diz tudo, sobre os motivos pelos quais sou contra o reajuste salarial dos professores(NÃO CITO NOMES PARA NÃO COMPROMETER): "Eu não estou aqui para fazer vocês passarem no vestibular", se referindo a dúvida de um aluno(daqueles chatos que eu citei), dizendo que o professor do Pre-vest dele disse que o alfabeto espanhol, teria sido atualizado(como de fato foi a anos)e ela ainda não sabia da atualização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário