quarta-feira, 14 de abril de 2010

Justiça??

Outro dia, quando cheguei em casa depois de ter saído da escola, me sentei e parei alguns minutos para assistir o programa da Band, "SP Acontece", apresentado pelo grande jornalista Datena.
Datena falava da inconformação dele próprio e também do povo, pois um homem, que já teria abusado sexualmente e depois matado várias crianças, foi solto por um benefício qualquer que a lei permite, mas todos tem o direito de se reintegrar na sociedade, certo? Certíssimo, desde que esses que forem reintegrados, estejam realmente arrependidos do que fizeram e querendo mudar. O tal homem, que teria tido bom comportamento, foi solto depois de alguns anos de reclusão e tornou a repetir seus crimes, enquanto na Bahia, um outro homem, estava preso a 2 anos, por roubar um pedaço de bacalhau para se alimentar.
Mas o que isso tem haver com política e o povo? Tudo!
A culpa, não é de um juíz que autorizou ao bandido sair da prisão, a culpa não é de um advogado que fez milagres para liberta-lo. A culpa é do nosso código penal, elaborado pelo nossos políticos, eleitos por nós.
Como cidadão, um juíz de direito, não gostaria de soltar bandido, mas é isso que diz a lei.
Onde quero chegar é... se o bandido é solto por meio de beneficios, é porque a nossa constituição permite, talvez não seja culpa dos politicos que estão no poder, afinal o nosso código penal foi escrito a mais de 20 anos, era uma realidade diferente, muita coisa mudou.
A Maioridade penal é outro tema bastante discutido, será mesmo que um jovem de 16 ou 17 anos, ainda não sabe diferenciar o certo e o errado? Será que o mesmo ainda não pode se responsabilizar pelos seus atos?
Alguns acreditam que é errado, pois os mais novos ainda teriam "concerto", e colocar jovens com bandidos mais experientes, talvez não fosse uma decisão sábia... isso quer dizer que aos olhos da justiça, se eu tenho 17 anos e 6 meses, e mato alguém, daqui a 6 meses, eu ja terei me tornado uma pessoa melhor, podendo ser liberado e voltar a ter uma vida normal... sem falar que seguindo essa logica, os presos mais velhos não teriam o tal "concerto", mas, então... por quê os beneficios que liberam os presos mais cedo, antes do término de suas sentenças? Se a própria justiça, não acredita numa reabilitação.

Resumindo, é uma grande bagunça, a justiça brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário