segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sem acordo entre professores e governo... A greve continua

Os professores da rede pública de ensino não entraram em acordo com o Governo do Estado, e a greve será mantida. Fracassaram as tentativas de um acordo para o final da greve, nesta manhã.

Os professores reivindicam reposições referentes a perdas com inflação. A categoria, que entrou no 20° dia de greve nesta segunda-feira(03), reivindica perdas de 10,96%, mas o Estado afirma só poder conceder 2,96%.

O Governo alega que restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Legislação Eleitoral são os maiores problemas para que uma reposição aos professores possa acontecer.

Analisando friamente
Um pouco mais por dentro do assunto, até entendo que os professores tenham o direito de cobrar o que lhe deve ser pago por lei... afinal é isso que diz a lei e faz parte dos direitos dos professores, tudo bem, entendo, agora... é muita irresponsabilidade de ambas as partes, tanto a desse governo que nem cede a pressão dos professores, nem impõe a pressão necessária para que as aulas recomecem, tanto o SINPLAC que está lutando pelo seu direito, sem deixar que outro direito seja exercido, que é o do estudante.
É importante que os professores recebam um bom salário, que tenham condições de trabalhar? É sim. Mas antes de se fazer uma greve assim, tem que se pensar muito antes, é uma decisão muito radical pro momento, o vestibular da UFAC, deverá ser no final de Outubro, o Enem é no dia 6 e 7 de novembro, mesmo com o ano letivo correto, os estudantes já estão no prejuízo, com essa paralisação que hoje completa 20 dias então, nem se fala.
O que vou falar aqui, não é uma ofensa, não é uma crítica, é uma dica de como eu acho que devia ser feito, mas é opinião própria, não significa que eu esteja certo ou errado, opinião é opinião... Se eu fosse a Sra. Alcilene Gurgel(que é mãe de uma grande amiga, especial demais pra mim, diga-se de passagem), teria mantido as aulas e já ameaçado o governo: "Olha vamos começar a negociar agora, porque se não chegarmos a um acordo até o fim do recesso escolar que existe no mês de julho(mais conhecido como férias por nós alunos), não voltaremos a trabalhar na volta as aulas". Assim teriam muito tempo para negociar, sem prejudicar ninguém, claro que isso podia não resultar em nada, o governo poderia continuar sem ceder, mas, o tempo perdido seria bem menor.

NADA JUSTIFICA, TIRAR MILHARES DE ALUNOS DA ESCOLA POR MAIS DE 20 DIAS, E ISSO NÃO É SÓ PARA OS PROFESSORES, MAS TAMBÉM PARA O GOVERNO, ESSA ERA A HORA ONDE NÓS, ALUNOS, DEVERIAMOS FAZER PRESSÃO PARA A VOLTA AS AULAS, QUE ALGUMA LIDERANÇA ESTUDANTIL TAMBÉM CONVOCASSE OS ALUNOS PARA A "FESTA" DO SINPLAC/GOVERNO DO ESTADO, MAS INFELIZMENTE, EU LAMENTO QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES(E NÃO TODOS) ENGAJADOS NESSAS LIDERANÇAS, SEJAM PESSOAS SEM O MORAL NECESSÁRIO, SEM O CARÁTER NECESSÁRIO, SEM A SERIEDADE NECESSÁRIA E PRINCIPALMENTE SEM A RESPONSABILIDADE NECESSÁRIA, AFASTANDO ASSIM, MUITOS ESTUDANTES QUE REALMENTE SE IMPORTAM COM ALGUMA COISA(NÃO QUE EU SEJA UM DESSES). AFINAL, QUEM QUER PARTICIPAR DE ALGUM MOVIMENTO ESTUDANTIL QUE QUANDO VOCÊ OLHA, A ÚNICA COISA QUE VÊ É UM BANDO DE PALHAÇOS CONTANDO PIADA?

PEÇO DESCULPAS A ALGUNS MEMBROS DESSAS LIDERANÇAS, QUE SÃO SIM RESPONSÁVEIS, MAS ERA HORA DE PENSAR NUM MÉTODO DE SELEÇÃO DIFERENTE.


Quem quiser dizer que os irresponsáveis estão fazendo mais que os mais sérios e responsáveis, tem o direito de discordar comigo, mas eu também posso discordar... Nem os mais sérios, nem os mais responsáveis estão fazendo algo, afinal fazer parte de algum movimento estudantil, não significa necessariamente que você está fazendo alguma coisa para melhorar, ou seja, meramente ilustrativo aqui no estado do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário