Navegando pelo Blog do meu amigo Yann Sena (http://futblogdagalera.blogspot.com), pude lembrar que amanhã as 13 horas (horário de Brasília), o povo Brasileiro conhecerá os seus 23 guerreiros, que podem vir se tornar 23 heróis. O quê? Você é um E.T. e não sabe do que estou falando? Amanhã é o dia mais esperado dos últimos meses, a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo da África, feita pelo Treinador Dunga.
Existe muita pressão da imprensa para que Dunga convoque astros como Ronaldinho(Milan), Paulo Henrique Ganso e Neymar(ambos do Santos), mas creio eu que o treinador já tem os seus 23 escolhidos desde uns 3 ou 4 meses atrás e pressão nenhuma pode mudar isso. Dos três, o mais cotado a ser convocado, na minha opinião, é Paulo Henrique Ganso do Santos, o garoto demonstrou uma maturidade incrível no Campeonato Paulista e vem mantendo um nível alto de boas atuações desde a temporada 2009. Sem mais delongas, vou dizer quem eu convacaria se fosse o Treinador Dunga, afinal, somos 190 milhões de torcedores e também treinadores.
Goleiros: Julio Cesar (Inter de Milão); Gomes ( Tottenham); Victor(Grêmio).
Defensores: Maicon (Inter de Milão); Daniel Alves (Barcelona); Lúcio ( Inter de Milão); Luisão (Benfica); Juan (Roma); Thiago Silva (Milan), Roberto Carlos(Corinthians); André Santos (Fenerbahçe).
Meias: Gilberto Silva (Panathinaikos); Lucas (Liverpool); Felipe Melo (Juventus); Hernanes(São Paulo); Elano (Galatasaray); Cleiton Xavier (Palmeiras, pra mim é um excelente jogador, além disso, a história diz que o Brasil nunca ganhou uma copa sem um jogador que atuasse no Palmeiras, portanto...); Paulo Henrique Ganso (Santos); Kaká (Real Madrid); .
Atacantes: Robinho (Santos); Nilmar (Villarreal); Luis Fabiano(Sevilla); Ronaldinho (Milan, há quem diga que ele é muito meia e pouco atacnate, mas na temporada 2009-2010, o craque da camisa 80 tem sido atacante)
Essa seria minha convocação, mas existem 7 que ficaram em uma lista de espera, para que caso aconteça algum emprevisto. Meus 7 são:
Marcos (Palmeiras, um goleiro experiente, que já ganhou Copa do Mundo, já viveu tudo aquilo, passaria experiência ao grupo e contaria piadas no treino); Rafinha (Shalke 04); Miranda (São Paulo); Michel Bastos (Lyon); Kleberson (Flamengo); Neymar(Santos) e Diego Tardelli (Atlético-MG)
segunda-feira, 10 de maio de 2010
sábado, 8 de maio de 2010
Onibus perde o controle, quatro pessoas morrem e seis ficam feridas

Um ônibus que trafegava na Estrada do Quixadá rumo à capital, no final da tarde deste sábado, 08, caiu dentro do Igarapé Pirangi, no quilômetro nove, matando quatro pessoas e deixando seis feridas. As vítimas fatais foram um homem com seu filho e uma moça, e outro ainda não identificado que morreram presas às ferragens do veículo.

De acordo com o motorista, os freios do ônibus não funcionaram na hora em que ele tentou acioná-los.
– Não sei se dá para acreditar nele. Esses motoristas só andam em alta velocidade – disse um morador da região.
O produtor rural Emílio Torres, morador das proximidades, afirmou que esse é o terceiro acidente ocorrido no local. Torres afirma que os motoristas de ônibus andam em alta velocidade naquele trecho.
– Já alertamos as autoridades sobre o problema, mas nenhuma providência foi tomada – declarou ele, acreditando que uma falha humana pode ter ocasionado a tragédia.
Lamentável o acidente, apesar do motorista acusar falha técnica, moradores da região já informaram que os motoristas responsáveis pela rota, dirigem em alta velocidade e há de se notar que chovia no momento. Falha técnica ou humana, só um laudo técnico da perícia poderia informar o que de fato aconteceu.
Virou moda... Trabalhadores do sistema de Transporte Coletivo ameaçam parar
Os trabalhadores do sistema de transporte coletivo de Rio Branco ameaçam fazer greve caso não sejam atendidos em suas reivindicações. Desde abril, o sindicato da categoria e o sindicato das empresas se reuniram três vezes, mas não houve acordo. “Os empresários não valorizam motoristas, cobradores, mecânicos e os profissionais que fazem esta cidade se movimentar”, queixa-se a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes, Celina Costa.
Os trabalhadores reclamam da jornada estressante de serviço que começa às 3 horas da madrugada e vai até às 14 horas, sem direito a café da manhã e almoço. “Quem não tem dinheiro passa fome”, revela o motorista José Afonso, vice-presidente da entidade. “O pior de tudo é que motorista e cobrador não podem fazer greve, pois a população acredita que a tarifa vai aumentar. Mas não existe necessidade, pois o lucro das empresas é fabuloso. Por que eles não mudam de atividade quando dizem que este empreendimento é deficitário? Vão apostar na bolsa de valores!”, argumenta Afonso.
Celina e a diretoria atual do sindicato estão preocupadas porque, geralmente, as greves são consideradas como fator para revisão do valor da tarifa. “Mas não é bem assim. A lucratividade deste setor de serviços é exorbitante. Com a instalação das catracas eletrônicas o lucro é total. Além disso, a população cresceu e a empresa reduziu o intervalo entre ônibus, ampliando o índice de passageiros por quilômetro rodado. Não existem mais passageiros sentados, a população sente isso na pele diariamente”, comenta Celina.
E os empresários não podem reclamar de despesas com manutenção por conta de más condições das vias públicas. “As linhas só ocupam as ruas consideradas filé. A Prefeitura de Rio Branco tem feito investimentos pesados na conservação e ampliação das vias por onde passam ônibus”, comenta Celina.
Para dar uma idéia da indignação da classe, Celina informa que um cobrador tem vencimentos líquidos inferior a um salário mínimo. “O que queremos, mais do que índices de reposição salarial e benefícios, é respeito. Queremos que a população tenha um transporte de qualidade, mas, para tanto, é preciso valorizar esta categoria tão sofrida”, diz.
Celina informa que a categoria está exigindo apenas o que já é respeitado em várias capitais brasileiras, como jornada de sete horas de trabalho sem intervalo. “A intrajornada é um pesadelo para motorista e cobrador, porque se trata de uma folga inútil e estressante no ponto final da linha ou no terminal de ônibus. Quem quer relaxar assim?”, pergunta.
FONTE: Jornal A Tribuna
Os trabalhadores reclamam da jornada estressante de serviço que começa às 3 horas da madrugada e vai até às 14 horas, sem direito a café da manhã e almoço. “Quem não tem dinheiro passa fome”, revela o motorista José Afonso, vice-presidente da entidade. “O pior de tudo é que motorista e cobrador não podem fazer greve, pois a população acredita que a tarifa vai aumentar. Mas não existe necessidade, pois o lucro das empresas é fabuloso. Por que eles não mudam de atividade quando dizem que este empreendimento é deficitário? Vão apostar na bolsa de valores!”, argumenta Afonso.
Celina e a diretoria atual do sindicato estão preocupadas porque, geralmente, as greves são consideradas como fator para revisão do valor da tarifa. “Mas não é bem assim. A lucratividade deste setor de serviços é exorbitante. Com a instalação das catracas eletrônicas o lucro é total. Além disso, a população cresceu e a empresa reduziu o intervalo entre ônibus, ampliando o índice de passageiros por quilômetro rodado. Não existem mais passageiros sentados, a população sente isso na pele diariamente”, comenta Celina.
E os empresários não podem reclamar de despesas com manutenção por conta de más condições das vias públicas. “As linhas só ocupam as ruas consideradas filé. A Prefeitura de Rio Branco tem feito investimentos pesados na conservação e ampliação das vias por onde passam ônibus”, comenta Celina.
Para dar uma idéia da indignação da classe, Celina informa que um cobrador tem vencimentos líquidos inferior a um salário mínimo. “O que queremos, mais do que índices de reposição salarial e benefícios, é respeito. Queremos que a população tenha um transporte de qualidade, mas, para tanto, é preciso valorizar esta categoria tão sofrida”, diz.
Celina informa que a categoria está exigindo apenas o que já é respeitado em várias capitais brasileiras, como jornada de sete horas de trabalho sem intervalo. “A intrajornada é um pesadelo para motorista e cobrador, porque se trata de uma folga inútil e estressante no ponto final da linha ou no terminal de ônibus. Quem quer relaxar assim?”, pergunta.
FONTE: Jornal A Tribuna
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Sobre a greve> Data 05 de Julho tem explicação
Caros leitores do meu blog, sei que nem todos são acreanos, porém peço compreensão para que entendam que a situação aqui está complicadissima, tenho gastado todo o meu tempo tentando entender a maldita greve. Pois bem, estudei, pesquisei, especulei e cheguei a uma conclusão, a data que o SINPLAC adotou para a volta as aulas, não é uma data aleatória, tem um motivo, tem uma explicação para ter sido escolhida exatamente a data de 05 de julho, para explicar, terei de explicar o que realmente dizem as leis que o governo indicou como problemas aos professores: A Lei Eleitoral e a Lei da Responsabilidade Fiscal.
A lei 9.504-97 (Lei Eleitoral), é a seguinte:
Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:
( ) ......
VIII - fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição, a partir do início do prazo estabelecido no art. 7º desta Lei e até a posse dos eleitos.
A Lei Eleitoral, como se nota, proíbe a concessão de reajustes salariais superiores à inflação do ano da eleição nos 180 dias anteriores ao pleito eleitoral. No caso, o marco inicial foi 6 de abril de 2010, ou seja, realmente não existe como ceder os 10,96% que o SINPLAC exige, pois esse reajuste é referente a inflação de 2008, 2009 e 2010, o que EU não sei é se a inflação desse ano(até o dia 6 de abril) é realmente 2,96% que o governo oferece.
Já em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, é bem certo que o parágrafo único do artigo 21, de fato impõe restrição temporal em ano eleitoral para efeito de aumento de despesa permanente de pessoal, proibindo qualquer modalidade de reajuste nos 180 dias que antecedem ao termino do mandato.
Porém, é bom observarmos que em relação ao prazo de 180 dias adota-se como referência o término do mandato e não a data da realização das eleições. Se fizermos as contas, notaremos que: 180 DIAS ANTES DO TÉRMINO DO MANDATO DOS ATUAIS GOVERNANTES(31 DE DEZEMBRO) É EXATAMENTE O DIA 4 DE JULHO.
RESUMINDO
As negociações só poderão se estender até o dia 04 de julho, pois a Lei da Responsabilidade Fiscal proíbe que qualquer classe de trabalhadores tenha um aumento salarial após o dia 04 de julho, naturalmente, não haverão mais negociações e a greve se encerrará. Isso explica porque os professores escolheram o dia 05 de julho para voltar a dar suas aulas.
Um ponto importante a ser tocado é: Se a inflação do ano de 2010, é realmente 2,96%, não será possível um reajuste maior do que o já foi oferecido pelo governo, já que a partir do dia 06 de abril, não se pode fazer um reajuste salarial superior a inflação do ano de eleição, mas é um dado o qual eu não tenho acesso.
Pouco entendo sobre inflação, mas parece sim ser um direito do professor, porém, o SINPLAC teria que ter iniciado as negociações a muito tempo atrás, no ano passado pelo menos(e quando digo negociações, não digo própriamente a greve, poderia ter sido apenas ameaçado uma greve ao governo, se não aceitassem, aí sim uma greve), isso nada mais é que amadorismo.
Torço por um desfecho rápido, antes do dia 05 de julho, é impressionante o quanto o estudante é tratado como lixo e pior que isso, muitos estudantes estão aceitando serem tratados assim...
Galera, apoiar a greve, é o mesmo que brigar por um salário de pessoas que pouco ligam pra vocês, que querem deixar vocês sem aula até o dia 05 de julho, que estão pouco se lixando se você vai passar no Vestibular ou não(existem profissionais dignos na categoria, muitos até, tenho aplaudido os que mostram essa dignidade e me coloco contra os que dançam conforme a música), não sejamos apenas o "peão" nesse jogo de xadrez, a minha opinião meus amigos, é que vocês estão sendo usados enquanto estão aí na frente do Palácio do Governo brigando pelos salários dos professores, a classe não tem mostrado o minimo respeito aos estudantes. Eu ouvi por alto, que os estudantes do movimento estudantil estão divididos, alguns apoiam a greve, outros não, bom, já é um começo.
A lei 9.504-97 (Lei Eleitoral), é a seguinte:
Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:
( ) ......
VIII - fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição, a partir do início do prazo estabelecido no art. 7º desta Lei e até a posse dos eleitos.
A Lei Eleitoral, como se nota, proíbe a concessão de reajustes salariais superiores à inflação do ano da eleição nos 180 dias anteriores ao pleito eleitoral. No caso, o marco inicial foi 6 de abril de 2010, ou seja, realmente não existe como ceder os 10,96% que o SINPLAC exige, pois esse reajuste é referente a inflação de 2008, 2009 e 2010, o que EU não sei é se a inflação desse ano(até o dia 6 de abril) é realmente 2,96% que o governo oferece.
Já em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, é bem certo que o parágrafo único do artigo 21, de fato impõe restrição temporal em ano eleitoral para efeito de aumento de despesa permanente de pessoal, proibindo qualquer modalidade de reajuste nos 180 dias que antecedem ao termino do mandato.
Porém, é bom observarmos que em relação ao prazo de 180 dias adota-se como referência o término do mandato e não a data da realização das eleições. Se fizermos as contas, notaremos que: 180 DIAS ANTES DO TÉRMINO DO MANDATO DOS ATUAIS GOVERNANTES(31 DE DEZEMBRO) É EXATAMENTE O DIA 4 DE JULHO.
RESUMINDO
As negociações só poderão se estender até o dia 04 de julho, pois a Lei da Responsabilidade Fiscal proíbe que qualquer classe de trabalhadores tenha um aumento salarial após o dia 04 de julho, naturalmente, não haverão mais negociações e a greve se encerrará. Isso explica porque os professores escolheram o dia 05 de julho para voltar a dar suas aulas.
Um ponto importante a ser tocado é: Se a inflação do ano de 2010, é realmente 2,96%, não será possível um reajuste maior do que o já foi oferecido pelo governo, já que a partir do dia 06 de abril, não se pode fazer um reajuste salarial superior a inflação do ano de eleição, mas é um dado o qual eu não tenho acesso.
Pouco entendo sobre inflação, mas parece sim ser um direito do professor, porém, o SINPLAC teria que ter iniciado as negociações a muito tempo atrás, no ano passado pelo menos(e quando digo negociações, não digo própriamente a greve, poderia ter sido apenas ameaçado uma greve ao governo, se não aceitassem, aí sim uma greve), isso nada mais é que amadorismo.
Torço por um desfecho rápido, antes do dia 05 de julho, é impressionante o quanto o estudante é tratado como lixo e pior que isso, muitos estudantes estão aceitando serem tratados assim...
Galera, apoiar a greve, é o mesmo que brigar por um salário de pessoas que pouco ligam pra vocês, que querem deixar vocês sem aula até o dia 05 de julho, que estão pouco se lixando se você vai passar no Vestibular ou não(existem profissionais dignos na categoria, muitos até, tenho aplaudido os que mostram essa dignidade e me coloco contra os que dançam conforme a música), não sejamos apenas o "peão" nesse jogo de xadrez, a minha opinião meus amigos, é que vocês estão sendo usados enquanto estão aí na frente do Palácio do Governo brigando pelos salários dos professores, a classe não tem mostrado o minimo respeito aos estudantes. Eu ouvi por alto, que os estudantes do movimento estudantil estão divididos, alguns apoiam a greve, outros não, bom, já é um começo.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Mensagem que mandei ao CQC da band, sobre greve no Acre
Não vou enrolar muito, indo direto ao ponto, sou Acreano, moro na cidade de Rio Branco, e faz exatamente 22 dias hoje(05/05) que as aulas na rede estadual de ensino estão paralisadas por conta de uma greve do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre(SINPLAC), exigindo reajuste por conta de algo relacionado a inflação de 2008 pra cá, e esperavamos por um desfecho rápido, logo no ínicio, mas pra piorar, hoje o SINPLAC declarou que com ou sem o Reajuste, só voltaram a dar aulas em julho, após a copa do mundo. Para muitos estudantes pode nem fazer diferença, mas pelo menos para os estudantes do 3° ano do Ensino Médio, a situação é agravante, afinal em outubro tem vestibular na Universidade Federal do Acre(UFAC) e nos dias 6 e 7 de novembro tem a prova do ENEM, pelas datas, já somos prejudicados pela ordem natural das coisas, com essa greve então, nem se fala. Nós estudantes, pedimos que o CQC ajude numa sociedade onde o estudante não tem voz, aqui até tem movimentos estudantis, mas que pouco acrescentam, afinal foi dito por uma das representantes dos estudantes que para ela, pouco importava se iamos a janeiro ou não.
Peço sinceramente a ajuda de vocês do CQC, pois apesar de não ser um exemplo de aluno(admito), não quero me prejudicar ainda mais do que já estou sendo prejudicado, muitos alunos que tem condição, cogitam se transferir para escolas particulares da cidade, mas os que não tem condições para isso, continuarão vendo essa palhaçada acontecer, sem poder fazer nada.
caso queiram mais informaçãos sobre o assunto, eu tenho um blog onde tenho postado o andamento da greve: http://smokefalamermo.blogspot.com
e as noticias que posto, saem de boas fontes, como sites de noticias da região e matérias na tv... o principal site onde tem as noticias é o http://www.agazeta.net
Para finalizar, peço encarecidamente que o CQC possa ajudar a sanar o nosso problema, acelerando o fim dessa greve cobrando das autoridades do governo e/ou SINPLAC, do jeito que só o CQC sabe fazer, com perguntas inteligentes, sempre bem humoradas, buscando ajudar seus telespectadores da melhor forma possível.
Foi o que mandei ao CQC, o que não quer dizer necessariamente que seremos atendidos, é só torcer agora.
Peço sinceramente a ajuda de vocês do CQC, pois apesar de não ser um exemplo de aluno(admito), não quero me prejudicar ainda mais do que já estou sendo prejudicado, muitos alunos que tem condição, cogitam se transferir para escolas particulares da cidade, mas os que não tem condições para isso, continuarão vendo essa palhaçada acontecer, sem poder fazer nada.
caso queiram mais informaçãos sobre o assunto, eu tenho um blog onde tenho postado o andamento da greve: http://smokefalamermo.blogspot.com
e as noticias que posto, saem de boas fontes, como sites de noticias da região e matérias na tv... o principal site onde tem as noticias é o http://www.agazeta.net
Para finalizar, peço encarecidamente que o CQC possa ajudar a sanar o nosso problema, acelerando o fim dessa greve cobrando das autoridades do governo e/ou SINPLAC, do jeito que só o CQC sabe fazer, com perguntas inteligentes, sempre bem humoradas, buscando ajudar seus telespectadores da melhor forma possível.
Foi o que mandei ao CQC, o que não quer dizer necessariamente que seremos atendidos, é só torcer agora.
Análise
Se eu não escrevesse nada aqui, eu tenho certeza que a maioria dos leitores já saberia, o que eu penso, porém acho que toda crítica é feita a essa palhaçada, é pouco. Eu sinceramente lutei pra entender o que os professores pediam, que se tratava de um suposto direito deles, tentei compreender o lado do governo que afirma não poder ceder os tais 10,96% de reajuste, juro que tentei, mas não dá, é muita irresponsabilidade para quem se diz liderança política, tanto do governo quanto do sindicato, é muito descaso com o estudante.
Hoje, indo a escola (já que 40% do quadro de professores da Escola Armando Nogueira se comprometeram a dar aula), encontrei um grande amigo, que está sempre envolvido nos movimentos estudantis (ele é um dos que não merecem ser chamados de irresponsáveis), ele me falou sobre a negociação, basicamente o mesmo que saiu na reportagem acima. Esse amigo, esteve na mesa de negociação, representando os estudantes, me informou que o governo fez essa proposta e COMPROVOU por A+B(usando as palavras que meu amigo usou) que não poderia fazer o que os professores pediam, fizeram a proposta do 2,96% de reajuste e declararam que era a última proposta e que tinham que aceitar ou voltariam as aulas do mesmo jeito(e está certo, afinal os mesmos tem contrato com o estado).
Lamento dizer, que o que me decepcionou não foi o que saiu nessa matéria, tampouco o que meu amigo me contou sobre a negociação, isso eu já imaginava que fosse acontecer. O que mais me deixou apreensivo, foi saber que meu amigo concorda com o movimento grevista dos professores e pior que isso, que aderiram a greve, junto ao SINPLAC(Sindicato dos Professores Licenciados do Acre), ou seja, o representante dos estudantes, concorda com a paralisação das aulas. Tentei argumentar, dizendo que não só o governo deveria levar essa culpa, mas também os professores(lembrando sempre que eu não estou defendendo o governo do estado, quem me conhece sabe que sou Tucano e não PTista), pois os professores paralisaram as aulas sem necessidade, por quê não falar que iam começar as aulas agora e no recesso escolar de julho, caso não tivessem chegado a um acordo, não retornariam as aulas? Seria mais tempo de negociação e menos de alunos sendo prejudicados... Por quê não mandam 50% dos professores para as aulas pelo menos? "Mas "Sincero"(meu apelido de infância), tudo que "nós" conseguimos lá, foi na base da pressão, por isso todos os professores tinham que estar lá, foi o que meu amigo me disse.
Espero que entendam, que eu não sou contra o SINPLAC, não sou contra o Governo, mas, sou estudante, luto por aqueles de minha classe, que à meu ver, são os mais prejudicados nessa PALHAÇADA toda.
Apesar dessa notícia ruim, ontem recebi uma outra(noticia), que é até boa, se levarmos em consideração as atuais circunstâncias. Especula-se que o colégio EJORB(não sei o que significa a sigla), seguindo o exemplo da escola armando nogueira, também voltaria as aulas com os professores provisórios, mas como não recebi uma informação oficial e sim de uma amiga que estuda nesse colégio, é importante que os estudantes do EJORB confiram a informação, ligando pra lá ou até mesmo indo a escola pra saber.
OS PROFESSORES QUEREM ASSISTIR A COPA DO MUNDO EM CASA, SEM IR DAR AULA... PELO MENOS É O QUE PARECE.
Hoje, indo a escola (já que 40% do quadro de professores da Escola Armando Nogueira se comprometeram a dar aula), encontrei um grande amigo, que está sempre envolvido nos movimentos estudantis (ele é um dos que não merecem ser chamados de irresponsáveis), ele me falou sobre a negociação, basicamente o mesmo que saiu na reportagem acima. Esse amigo, esteve na mesa de negociação, representando os estudantes, me informou que o governo fez essa proposta e COMPROVOU por A+B(usando as palavras que meu amigo usou) que não poderia fazer o que os professores pediam, fizeram a proposta do 2,96% de reajuste e declararam que era a última proposta e que tinham que aceitar ou voltariam as aulas do mesmo jeito(e está certo, afinal os mesmos tem contrato com o estado).
Lamento dizer, que o que me decepcionou não foi o que saiu nessa matéria, tampouco o que meu amigo me contou sobre a negociação, isso eu já imaginava que fosse acontecer. O que mais me deixou apreensivo, foi saber que meu amigo concorda com o movimento grevista dos professores e pior que isso, que aderiram a greve, junto ao SINPLAC(Sindicato dos Professores Licenciados do Acre), ou seja, o representante dos estudantes, concorda com a paralisação das aulas. Tentei argumentar, dizendo que não só o governo deveria levar essa culpa, mas também os professores(lembrando sempre que eu não estou defendendo o governo do estado, quem me conhece sabe que sou Tucano e não PTista), pois os professores paralisaram as aulas sem necessidade, por quê não falar que iam começar as aulas agora e no recesso escolar de julho, caso não tivessem chegado a um acordo, não retornariam as aulas? Seria mais tempo de negociação e menos de alunos sendo prejudicados... Por quê não mandam 50% dos professores para as aulas pelo menos? "Mas "Sincero"(meu apelido de infância), tudo que "nós" conseguimos lá, foi na base da pressão, por isso todos os professores tinham que estar lá, foi o que meu amigo me disse.
Espero que entendam, que eu não sou contra o SINPLAC, não sou contra o Governo, mas, sou estudante, luto por aqueles de minha classe, que à meu ver, são os mais prejudicados nessa PALHAÇADA toda.
Apesar dessa notícia ruim, ontem recebi uma outra(noticia), que é até boa, se levarmos em consideração as atuais circunstâncias. Especula-se que o colégio EJORB(não sei o que significa a sigla), seguindo o exemplo da escola armando nogueira, também voltaria as aulas com os professores provisórios, mas como não recebi uma informação oficial e sim de uma amiga que estuda nesse colégio, é importante que os estudantes do EJORB confiram a informação, ligando pra lá ou até mesmo indo a escola pra saber.
OS PROFESSORES QUEREM ASSISTIR A COPA DO MUNDO EM CASA, SEM IR DAR AULA... PELO MENOS É O QUE PARECE.
Professores só retornam às aulas depois da Copa do Mundo
Assembleia decide que aulas só recomeçam em julho, com a reposição ou sem ela
A paralisação dos professores no Acre se estenderá até o dia 5 de julho, segundo decidiram os docentes em assembleia na manhã desta quarta-feira, 5. Três propostas foram postas em votação pelo comando de greve, prevalecendo a que alonga o movimento para o início de julho.
A primeira posta em votação tratava da aceitação do percentual de 2,96% oferecido pelo Governo do Estado e voltariam para a sala de aula e a segunda, de não aceitar o reajuste, mas retornar de qualquer forma às escolas.
Venceu a terceira, que prevê o início das aulas agora daqui a exatos dois meses.
A categoria reivindica perdas com a inflação de 10,96%, mas o Estado afirma só poder conceder 2,96%.
O Governo alega que restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Legislação Eleitoral são os maiores problemas para que uma reposição aos professores possa acontecer.
“A categoria se sente ultrajada quando o Governo fala nisso, pois estas negociações já se arrastam desde março de 2009, quando foram feitas as primeiras reivindicações, portanto, muito antes de restrições”, afirma Alcilene Gurgel, presidente do Sindicato dos Professores Licenciados.
Nesta manhã, eles promoveram uma passeata pelo Centro de Rio Branco.
A paralisação dos professores no Acre se estenderá até o dia 5 de julho, segundo decidiram os docentes em assembleia na manhã desta quarta-feira, 5. Três propostas foram postas em votação pelo comando de greve, prevalecendo a que alonga o movimento para o início de julho.
A primeira posta em votação tratava da aceitação do percentual de 2,96% oferecido pelo Governo do Estado e voltariam para a sala de aula e a segunda, de não aceitar o reajuste, mas retornar de qualquer forma às escolas.
Venceu a terceira, que prevê o início das aulas agora daqui a exatos dois meses.
A categoria reivindica perdas com a inflação de 10,96%, mas o Estado afirma só poder conceder 2,96%.
O Governo alega que restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Legislação Eleitoral são os maiores problemas para que uma reposição aos professores possa acontecer.
“A categoria se sente ultrajada quando o Governo fala nisso, pois estas negociações já se arrastam desde março de 2009, quando foram feitas as primeiras reivindicações, portanto, muito antes de restrições”, afirma Alcilene Gurgel, presidente do Sindicato dos Professores Licenciados.
Nesta manhã, eles promoveram uma passeata pelo Centro de Rio Branco.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Cientistas criam mosquito transgênico para conter DENGUE
Pesquisadores americanos e britânicos estão criando um tipo de mosquito transgênico em um esforço para conter a propagação da dengue.
O vírus que provoca a dengue se propaga através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti e não há vacina para a doença.
Segundo especialistas, a dengue afeta até 100 milhões de pessoas por ano e ameaça mais de um terço da população mundial.
Cientistas esperam que os machos transgênicos que estão criando cruzem com fêmeas para produzir outras fêmeas que herdem um gene que limita o crescimento das asas.
Essas fêmeas têm sua capacidade de voar limitada, o que resultaria na supressão da população do mosquito.
O estudo foi publicado em Proceedings of the National Academy of Sciences.
Malária
Os pesquisadores dizem que seu trabalho oferece uma alternativa segura e eficiente a inseticidas e pode ser usado para impedir a propagação de outras doenças através de mosquitos, como a malária.
Anthony James, da Universidade de Califórnia - Irvine, disse: "Os atuais métodos de controle não são eficazes o suficiente, e são urgentemente necessários novos (métodos)."
"O controle do mosquito que transmite o vírus pode reduzir significativamente a (...) mortalidade humana."
O chefe da pesquisa, Luke Alphey, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, e proprietário de uma companhia de ciência aplicada, Oxitech Ltd, disse que a abordagem científica tem um foco bem específico. "A tecnologia é totalmente específica para uma espécie, já que os machos liberados vão cruzar só com fêmeas da mesma espécie."
"Uma outra característica atraente deste método é que (...) todas as pessoas em áreas tratadas estarão igualmente protegidas, independente de suas posses, poder ou grau de instrução."
Hilary Ranson, da Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Liverpool, na Grã-Bretanha, disse que este trabalho científico é um grande avanço.
"Será um desafio logístico produzir e liberar um número suficiente de mosquitos machos e não vai ser barato. Mas pode ser realizado com os recursos adequados."
Ranson disse que a dengue é uma doença ideal para ser combatida dessa maneira porque é propagada por apenas algumas poucas espécies de mosquito. Segundo a acadêmica, seria mais difícil usar técnica semelhante no combate à malária por causa da variedade de mosquitos portadores.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC. (ou seja, estou cometendo um crime, mas é por uma ótima causa)
O vírus que provoca a dengue se propaga através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti e não há vacina para a doença.
Segundo especialistas, a dengue afeta até 100 milhões de pessoas por ano e ameaça mais de um terço da população mundial.
Cientistas esperam que os machos transgênicos que estão criando cruzem com fêmeas para produzir outras fêmeas que herdem um gene que limita o crescimento das asas.
Essas fêmeas têm sua capacidade de voar limitada, o que resultaria na supressão da população do mosquito.
O estudo foi publicado em Proceedings of the National Academy of Sciences.
Malária
Os pesquisadores dizem que seu trabalho oferece uma alternativa segura e eficiente a inseticidas e pode ser usado para impedir a propagação de outras doenças através de mosquitos, como a malária.
Anthony James, da Universidade de Califórnia - Irvine, disse: "Os atuais métodos de controle não são eficazes o suficiente, e são urgentemente necessários novos (métodos)."
"O controle do mosquito que transmite o vírus pode reduzir significativamente a (...) mortalidade humana."
O chefe da pesquisa, Luke Alphey, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, e proprietário de uma companhia de ciência aplicada, Oxitech Ltd, disse que a abordagem científica tem um foco bem específico. "A tecnologia é totalmente específica para uma espécie, já que os machos liberados vão cruzar só com fêmeas da mesma espécie."
"Uma outra característica atraente deste método é que (...) todas as pessoas em áreas tratadas estarão igualmente protegidas, independente de suas posses, poder ou grau de instrução."
Hilary Ranson, da Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Liverpool, na Grã-Bretanha, disse que este trabalho científico é um grande avanço.
"Será um desafio logístico produzir e liberar um número suficiente de mosquitos machos e não vai ser barato. Mas pode ser realizado com os recursos adequados."
Ranson disse que a dengue é uma doença ideal para ser combatida dessa maneira porque é propagada por apenas algumas poucas espécies de mosquito. Segundo a acadêmica, seria mais difícil usar técnica semelhante no combate à malária por causa da variedade de mosquitos portadores.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC. (ou seja, estou cometendo um crime, mas é por uma ótima causa)
Escola Armando Nogueira convoca alunos para aulas com provisórios
m
A escola Armando Nogueira está convocando os alunos para comparecerem às aulas, que serão ministradas pelos professores provisórios.
A chamada dos Alunos deve-se em razão da administração ter conseguido organizar um quadro de professores provisórios na proporção de 40% do seu quadro total.
"São 32 professores que estão adiantando carga horária, enquanto os outros professores não retornam", afirma Jessildo Conceição de Oliveira, gestor interino da Escola, localizada na Estrada Dias Martins, antiga Cila.
Ele afirma que, embora os docentes estejam todos os dias na escola, existe um esvaziamento no número de alunos em razão da greve. (Mas é claro, isso é lógico, sai todo dia na TV que a greve continua e queriam que os alunos da conceituada Escola Armando Nogueira, adivinhassem que as aulas retornariam mesmo com a greve? Se o quadro já tinha sido organizado, porém não estão indo alunos, por quê esse comunicado só está sendo feito agora? Eu mesmo já tinha ouvido boatos de que as aulas na Escola Estadual Armando Nogueira, iriam recomeçar com os professores provisórios, mas isso foi o que supostamente um coordenador teria falado a um amigo, de um amigo... ou seja, fonte nada confiável, atrasadíssimo esse comunicado, deixaram que ficassemos 21 dias sem ir a escola(no meu caso que estudo no Armando NOgueira, os estudantes de outras escolas continuam sem aula), e só agora vêm avisar que os professores estão no colégio? Lamentável)
"Nossos professores estão aptos a lecionarem os cinco tempos de cada período, mas é preciso que os estudantes venham e os pais cobrem a presença de seus filhos na escola", ressalta o gestor. (Quem estuda no Armando Nogueira, sabe que essa promessa de que os 5 tempos serão dados, não passa de um falso incentivo para os alunos voltarem a escola e uma falsa notícia para a imprensa achar que oo trabalho é bem feito, porém, melhor 2 ou 3 aulas, que nenhuma)
Na manhã desta terça-feira, 04, os professores em greve continuavam concentrados no Centro de Rio Branco, depois que fracassaram as últimas negociações com o Governo do Estado para o desfecho do movimento.
Este é o 21° dia de greve. Os professores reinvidicam reposições referentes a perdas com inflação com 10,96%, mas o Estado afirma só poder conceder 2,96%. A Secretária de Educação, Maria Corrêa(caso não esteja enganado), afirma que 80% dos recursos destinado a educação no Acre, são apenas para pagamentos de funcionários da Educação, por isso se pagar mais aos professores, faltará dinheiro para outras áreas da Educação.
Agora minha análise geral, sobre a iniciativa ISOLADA(diga-se de passagem) da Escola Estadual Armando Nogueira
Apesar de que, não vão ser dados os 5 horários de aula, porque isso é impossível, apesar de que, os professores estão lá há muito tempo e só agora os alunos foram chamados, eu estou aplaudindo de pé a iniciativa da escola, já que existem os professores provisórios, as aulas tem de ser dadas mesmo, é uma pena que as outras escolas do Acre, não hajam da mesma forma, mas agora que a Escola Armando Nogueira deu exemplo, espero sinceramente que as demais também tomem essa iniciativa para si, eu não sou o melhor aluno do mundo, admito, mas essa paralisação está prejudicando a todos, sobretudo aos alunos que cursam o 3° ano do Ensino Médio(meu caso) e a volta às aulas em minha escola, significam um grande alívio. Parabéns ao Gestor Interino Jessildo (já que o Gestor César parece ter se ausentado por motivos de saúde).
A escola Armando Nogueira está convocando os alunos para comparecerem às aulas, que serão ministradas pelos professores provisórios.
A chamada dos Alunos deve-se em razão da administração ter conseguido organizar um quadro de professores provisórios na proporção de 40% do seu quadro total.
"São 32 professores que estão adiantando carga horária, enquanto os outros professores não retornam", afirma Jessildo Conceição de Oliveira, gestor interino da Escola, localizada na Estrada Dias Martins, antiga Cila.
Ele afirma que, embora os docentes estejam todos os dias na escola, existe um esvaziamento no número de alunos em razão da greve. (Mas é claro, isso é lógico, sai todo dia na TV que a greve continua e queriam que os alunos da conceituada Escola Armando Nogueira, adivinhassem que as aulas retornariam mesmo com a greve? Se o quadro já tinha sido organizado, porém não estão indo alunos, por quê esse comunicado só está sendo feito agora? Eu mesmo já tinha ouvido boatos de que as aulas na Escola Estadual Armando Nogueira, iriam recomeçar com os professores provisórios, mas isso foi o que supostamente um coordenador teria falado a um amigo, de um amigo... ou seja, fonte nada confiável, atrasadíssimo esse comunicado, deixaram que ficassemos 21 dias sem ir a escola(no meu caso que estudo no Armando NOgueira, os estudantes de outras escolas continuam sem aula), e só agora vêm avisar que os professores estão no colégio? Lamentável)
"Nossos professores estão aptos a lecionarem os cinco tempos de cada período, mas é preciso que os estudantes venham e os pais cobrem a presença de seus filhos na escola", ressalta o gestor. (Quem estuda no Armando Nogueira, sabe que essa promessa de que os 5 tempos serão dados, não passa de um falso incentivo para os alunos voltarem a escola e uma falsa notícia para a imprensa achar que oo trabalho é bem feito, porém, melhor 2 ou 3 aulas, que nenhuma)
Na manhã desta terça-feira, 04, os professores em greve continuavam concentrados no Centro de Rio Branco, depois que fracassaram as últimas negociações com o Governo do Estado para o desfecho do movimento.
Este é o 21° dia de greve. Os professores reinvidicam reposições referentes a perdas com inflação com 10,96%, mas o Estado afirma só poder conceder 2,96%. A Secretária de Educação, Maria Corrêa(caso não esteja enganado), afirma que 80% dos recursos destinado a educação no Acre, são apenas para pagamentos de funcionários da Educação, por isso se pagar mais aos professores, faltará dinheiro para outras áreas da Educação.
Agora minha análise geral, sobre a iniciativa ISOLADA(diga-se de passagem) da Escola Estadual Armando Nogueira
Apesar de que, não vão ser dados os 5 horários de aula, porque isso é impossível, apesar de que, os professores estão lá há muito tempo e só agora os alunos foram chamados, eu estou aplaudindo de pé a iniciativa da escola, já que existem os professores provisórios, as aulas tem de ser dadas mesmo, é uma pena que as outras escolas do Acre, não hajam da mesma forma, mas agora que a Escola Armando Nogueira deu exemplo, espero sinceramente que as demais também tomem essa iniciativa para si, eu não sou o melhor aluno do mundo, admito, mas essa paralisação está prejudicando a todos, sobretudo aos alunos que cursam o 3° ano do Ensino Médio(meu caso) e a volta às aulas em minha escola, significam um grande alívio. Parabéns ao Gestor Interino Jessildo (já que o Gestor César parece ter se ausentado por motivos de saúde).
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Sem acordo entre professores e governo... A greve continua
Os professores da rede pública de ensino não entraram em acordo com o Governo do Estado, e a greve será mantida. Fracassaram as tentativas de um acordo para o final da greve, nesta manhã.
Os professores reivindicam reposições referentes a perdas com inflação. A categoria, que entrou no 20° dia de greve nesta segunda-feira(03), reivindica perdas de 10,96%, mas o Estado afirma só poder conceder 2,96%.
O Governo alega que restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Legislação Eleitoral são os maiores problemas para que uma reposição aos professores possa acontecer.
Analisando friamente
Um pouco mais por dentro do assunto, até entendo que os professores tenham o direito de cobrar o que lhe deve ser pago por lei... afinal é isso que diz a lei e faz parte dos direitos dos professores, tudo bem, entendo, agora... é muita irresponsabilidade de ambas as partes, tanto a desse governo que nem cede a pressão dos professores, nem impõe a pressão necessária para que as aulas recomecem, tanto o SINPLAC que está lutando pelo seu direito, sem deixar que outro direito seja exercido, que é o do estudante.
É importante que os professores recebam um bom salário, que tenham condições de trabalhar? É sim. Mas antes de se fazer uma greve assim, tem que se pensar muito antes, é uma decisão muito radical pro momento, o vestibular da UFAC, deverá ser no final de Outubro, o Enem é no dia 6 e 7 de novembro, mesmo com o ano letivo correto, os estudantes já estão no prejuízo, com essa paralisação que hoje completa 20 dias então, nem se fala.
O que vou falar aqui, não é uma ofensa, não é uma crítica, é uma dica de como eu acho que devia ser feito, mas é opinião própria, não significa que eu esteja certo ou errado, opinião é opinião... Se eu fosse a Sra. Alcilene Gurgel(que é mãe de uma grande amiga, especial demais pra mim, diga-se de passagem), teria mantido as aulas e já ameaçado o governo: "Olha vamos começar a negociar agora, porque se não chegarmos a um acordo até o fim do recesso escolar que existe no mês de julho(mais conhecido como férias por nós alunos), não voltaremos a trabalhar na volta as aulas". Assim teriam muito tempo para negociar, sem prejudicar ninguém, claro que isso podia não resultar em nada, o governo poderia continuar sem ceder, mas, o tempo perdido seria bem menor.
NADA JUSTIFICA, TIRAR MILHARES DE ALUNOS DA ESCOLA POR MAIS DE 20 DIAS, E ISSO NÃO É SÓ PARA OS PROFESSORES, MAS TAMBÉM PARA O GOVERNO, ESSA ERA A HORA ONDE NÓS, ALUNOS, DEVERIAMOS FAZER PRESSÃO PARA A VOLTA AS AULAS, QUE ALGUMA LIDERANÇA ESTUDANTIL TAMBÉM CONVOCASSE OS ALUNOS PARA A "FESTA" DO SINPLAC/GOVERNO DO ESTADO, MAS INFELIZMENTE, EU LAMENTO QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES(E NÃO TODOS) ENGAJADOS NESSAS LIDERANÇAS, SEJAM PESSOAS SEM O MORAL NECESSÁRIO, SEM O CARÁTER NECESSÁRIO, SEM A SERIEDADE NECESSÁRIA E PRINCIPALMENTE SEM A RESPONSABILIDADE NECESSÁRIA, AFASTANDO ASSIM, MUITOS ESTUDANTES QUE REALMENTE SE IMPORTAM COM ALGUMA COISA(NÃO QUE EU SEJA UM DESSES). AFINAL, QUEM QUER PARTICIPAR DE ALGUM MOVIMENTO ESTUDANTIL QUE QUANDO VOCÊ OLHA, A ÚNICA COISA QUE VÊ É UM BANDO DE PALHAÇOS CONTANDO PIADA?
PEÇO DESCULPAS A ALGUNS MEMBROS DESSAS LIDERANÇAS, QUE SÃO SIM RESPONSÁVEIS, MAS ERA HORA DE PENSAR NUM MÉTODO DE SELEÇÃO DIFERENTE.
Quem quiser dizer que os irresponsáveis estão fazendo mais que os mais sérios e responsáveis, tem o direito de discordar comigo, mas eu também posso discordar... Nem os mais sérios, nem os mais responsáveis estão fazendo algo, afinal fazer parte de algum movimento estudantil, não significa necessariamente que você está fazendo alguma coisa para melhorar, ou seja, meramente ilustrativo aqui no estado do Acre.
Os professores reivindicam reposições referentes a perdas com inflação. A categoria, que entrou no 20° dia de greve nesta segunda-feira(03), reivindica perdas de 10,96%, mas o Estado afirma só poder conceder 2,96%.
O Governo alega que restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Legislação Eleitoral são os maiores problemas para que uma reposição aos professores possa acontecer.
Analisando friamente
Um pouco mais por dentro do assunto, até entendo que os professores tenham o direito de cobrar o que lhe deve ser pago por lei... afinal é isso que diz a lei e faz parte dos direitos dos professores, tudo bem, entendo, agora... é muita irresponsabilidade de ambas as partes, tanto a desse governo que nem cede a pressão dos professores, nem impõe a pressão necessária para que as aulas recomecem, tanto o SINPLAC que está lutando pelo seu direito, sem deixar que outro direito seja exercido, que é o do estudante.
É importante que os professores recebam um bom salário, que tenham condições de trabalhar? É sim. Mas antes de se fazer uma greve assim, tem que se pensar muito antes, é uma decisão muito radical pro momento, o vestibular da UFAC, deverá ser no final de Outubro, o Enem é no dia 6 e 7 de novembro, mesmo com o ano letivo correto, os estudantes já estão no prejuízo, com essa paralisação que hoje completa 20 dias então, nem se fala.
O que vou falar aqui, não é uma ofensa, não é uma crítica, é uma dica de como eu acho que devia ser feito, mas é opinião própria, não significa que eu esteja certo ou errado, opinião é opinião... Se eu fosse a Sra. Alcilene Gurgel(que é mãe de uma grande amiga, especial demais pra mim, diga-se de passagem), teria mantido as aulas e já ameaçado o governo: "Olha vamos começar a negociar agora, porque se não chegarmos a um acordo até o fim do recesso escolar que existe no mês de julho(mais conhecido como férias por nós alunos), não voltaremos a trabalhar na volta as aulas". Assim teriam muito tempo para negociar, sem prejudicar ninguém, claro que isso podia não resultar em nada, o governo poderia continuar sem ceder, mas, o tempo perdido seria bem menor.
NADA JUSTIFICA, TIRAR MILHARES DE ALUNOS DA ESCOLA POR MAIS DE 20 DIAS, E ISSO NÃO É SÓ PARA OS PROFESSORES, MAS TAMBÉM PARA O GOVERNO, ESSA ERA A HORA ONDE NÓS, ALUNOS, DEVERIAMOS FAZER PRESSÃO PARA A VOLTA AS AULAS, QUE ALGUMA LIDERANÇA ESTUDANTIL TAMBÉM CONVOCASSE OS ALUNOS PARA A "FESTA" DO SINPLAC/GOVERNO DO ESTADO, MAS INFELIZMENTE, EU LAMENTO QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES(E NÃO TODOS) ENGAJADOS NESSAS LIDERANÇAS, SEJAM PESSOAS SEM O MORAL NECESSÁRIO, SEM O CARÁTER NECESSÁRIO, SEM A SERIEDADE NECESSÁRIA E PRINCIPALMENTE SEM A RESPONSABILIDADE NECESSÁRIA, AFASTANDO ASSIM, MUITOS ESTUDANTES QUE REALMENTE SE IMPORTAM COM ALGUMA COISA(NÃO QUE EU SEJA UM DESSES). AFINAL, QUEM QUER PARTICIPAR DE ALGUM MOVIMENTO ESTUDANTIL QUE QUANDO VOCÊ OLHA, A ÚNICA COISA QUE VÊ É UM BANDO DE PALHAÇOS CONTANDO PIADA?
PEÇO DESCULPAS A ALGUNS MEMBROS DESSAS LIDERANÇAS, QUE SÃO SIM RESPONSÁVEIS, MAS ERA HORA DE PENSAR NUM MÉTODO DE SELEÇÃO DIFERENTE.
Quem quiser dizer que os irresponsáveis estão fazendo mais que os mais sérios e responsáveis, tem o direito de discordar comigo, mas eu também posso discordar... Nem os mais sérios, nem os mais responsáveis estão fazendo algo, afinal fazer parte de algum movimento estudantil, não significa necessariamente que você está fazendo alguma coisa para melhorar, ou seja, meramente ilustrativo aqui no estado do Acre.
Assinar:
Postagens (Atom)