segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estou cansado dessas coisas ruins

Por quê será que eu não posso abrir o jornal e ver boas notícias? Por quê será que eu não posso entrar em um site de noticias e encontrar notícia de que a Educação no Brasil é um exemplo para o mundo? Que nossos hospitais não tem mais vastas filas de gente morrendo? É uma grande decepção pra mim.

Há uns dois anos que li um texto interessantissimo, que entre outras coisas dizia que, na Suíça, a educação tem qualidade acima da média, na Suíça não tem gente morrendo nas filas de hospitais, na Suíça tem um baixo nível de desempregados, baixo nível de mortalidade infantil, entre outras coisas... O mais impressionante mesmo, é que a população da Suíça, paga 10% a menos de impostos, que nós brasileiros.

Pagamos impostos para professores incompetentes(há bons profissionais), pagamos impostos para ter um atendimento ruim nos hospitais, pagamos impostos pro presidente emprestar dinheiro para outros países, quando não temos dinheiro para melhorar o nosso próprio país... enfim, Brasil, o país do samba, do futebol e da hipocrisia.

As pessoas em pesquisas avaliam o Governo Lula como bom ou ótimo, sendo que um aluno que não faz pré-vest, dificilmente passará no vestibular, se tiver estudado em escola pública, onde a pessoa precisa chegar de madrugada no posto de saúde pra tentar ser atendido no fin do turno dos médicos, que mal aparecem nos postos de saúde. É muita vontade de acreditar num país lindo, que só existe nos textos poéticos e nos discursos do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Sonho com um mundo melhor, e pode vir quem for, dizer que eu sou um sonhador, que eu não vejo as coisas como elas realmente são, que eu não sou realista... mas, que se dane, se eu não falar por mim, quem falará? Uma pessoa me disse uma vez, que se todas as pessoas de uma classe se reunirem e forem brigar pelos seus direitos, nada mudaria... mas essa pessoa me disse uma vez que o rap, é um estilo de música que dá voz aos menos expressivos perante a sociedade, que fala a realidade, que é uma forma de chamar atenção e tal... Agora, se todos nós nos reunirmos por um mundo melhor, nada vai melhorar, cantando rap melhora? Nem estou criticando, estou apenas falando que cada um se meche a sua maneira.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Obrigado por me amar também

Acho que devagar, estou mudando um pouco minha forma de escrever aqui... Se antes só me importava com os temas mais sérios, hoje me sinto mais tranquilo para "falar" sobre outras coisas, coisas que me divertem, que me deixam feliz. Será o amor?

"ôôôôô um bar e uns amigos, ôôôôôô é tudo que eu preciso... Eu tenho muita coisa pra viver, chega de deprê" Tchê Garotos. Devo me sentir bem por me libertar de algo que me prendia ou lamentar o fato de que me prendi a algo mais complicado ainda? Conclusões que só tirarei mais pra frente, mas por enquanto, ta tudo ótimo. (ótimo não tá, mas já esteve pior)

Mudanças ocorrem sempre, algumas para melhor, outras para pior, sinto que meu humor não é o mesmo, continuo com um refinado dom de fazer os outros rirem e quase sempre um bom humor, porém deu para perceber que me extresso com mais facilidade, um pouco mais chato, mas enfim, deve acontecer pelas responsabilidades que venho adquirindo nos últimos tempos(e a greve já encerrada dos professores, sem dúvida me extressou muito).

O que já consegui identificar também, é que meu instinto solidário continua alto, muito alto, se você tem problemas e precisa de ajuda, é a hora de me pedir(só não peça dinheiro, porque eu não tenho), fico muito tempo sem falar com alguém, fico muito tempo sem conversar no msn com algumas pessoas, mas quando vejo que as pessoas tem problemas, lá estou eu de prontidão para ceder meu ombro amigo e qualquer outra coisa que seja útil.

Pra finalizar, a coisa mais notável dos últimos tempos, foi a certeza de que tenho um coração que bate mais forte quando penso em uma certa pessoa, o fim das dúvidas, o fim das confusões, simplesmente a certeza de que existem pessoas que quando aparecem em nossas vidas, vem pra ficar, que chegam devagar, como amigas, como irmãs, como namoradas e por aí vai... Essa minha girl, já foi como uma irmã pra mim, hoje estamos num campo de amizade e espero que mais pro futuro vire namorada... Apesar de não sentir o mesmo por mim, fico feliz que ela sabe a dimensão desse sentimento e gosta de me ter por perto, fazendo com que eu note que minha presença faz bem.

Frase dela: "Obrigada por me amar"
Frase minha: "Obrigado por me amar, ainda que a sua maneira"

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Educação encerra paralisação


Há exatos 30 dias de paralisação, chegou ao fim a greve dos professores, no final da manhã
desta sexta-feira, 14, após o Governo do Estado acatar proposta de mudança de letras para a
categoria, o que significa um aumento de 10% para todos os docentes.

Atualmente, pelo teto final, na leta "J", um professor de ensino fundamental e médio deixa a
sala de aula ganhando R$ 3.184. Em início de carreira, na letra "A", ele recebe R$ 1.678.
Todos ganharão o aumento, conforme a letra em que estão.
"Foi uma vitória", comemorou a presidente do Sindicato dos Professores Licenciados, Acilene
Gurgel.

Pelo novo organograma, os professores que receberiam um reajuste em outubro deste ano,
receberão o aumento normalmente em outubro, além dos 10% que serão acrescidos na folha
deste mês de junho.

"Não se trata de antecipação, se trata de correção real", diz Gurgel. A categoria, que entraria
nesta sexta-feira, 14, no seu 30º dia de greve, reivindicava perdas de 10,96%, mas o Estado
afirmava só poder conceder 2,96%.

O Governo alegava que restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a
Legislação Eleitoral eram os maiores problemas para que uma reposição aos professores
pudesse acontecer.

Sucessivas rodadas de negocições entre o movimento grevista e o Governo do Estado foram
fracassadas ao ponto de o movimento se estender para depois da Copa do Mundo, no início de
julho.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Egoísmo e Incoerência são as grandes armas do SINPLAC na greve

Pessoas egoístas, que não conseguem olhar para fora do próprio umbigo, pessoas incoerentes, que todo dia diziam que seus objetivos como profissionais, era transmitir conhecimento e fazer com que seus alunos pudessem sair da escola bem estruturados para enfrentar a vida, para serem pessoas inteligentes e ativas na sociedade, para serem bons profissionais, blá, blá, blá... Tudo não passa de papo furado.

A realidade, é que ninguém se importa com a classe estudantil, a não ser os próprios estudantes e os profissionais que tem ciência das dificuldades por terem filhos estudantes. Nesse caso alguém pode vir questionar e dizer: Mas a maioria desses professores devem ter filhos, eu apenas digo: Ok, é verdade, porém a maioria desses filhos não estão na reta decisiva de todo o processo escolar, que é o 3° ano do Ensino Médio, e os professores que tem filhos assim, tem condições de pagar cursinho pros seus filhos, o que não atrapalha tanto. Agora, tenho muita vontade de perguntar a todos eles, que se fossem pobres, se não tivessem condições, se os seus filhos estivessem fazendo o 3° ano do Ensino Médio, se eles manteriam a greve por tanto tempo... Mas eu não me surpreenderia com uma resposta hipócrita, confunde-se política com qualquer coisa que te traga a vitória hoje em dia, mentiras, boatos, rumores, tudo isso vale dentro da "política" realizada nos dias de hoje.

Fico bastante feliz, por minha mãe ter condições de me colocar em um bom cursinho, em ter tido uma boa base escolar(porque muito do que sou hoje, devo a minha base de 1°, 2° e 3° série), porém, diferentemente dos membros do SINPLAC, eu me considero um homem (porque homem não é na idade, é nas atitudes) coerente, um homem que não é egoísta, um homem que também pensa nos outros, e quem me conhece sabe que se precisar de mim, eu ajudo mesmo, caso eu possa, eu penso em todas essas pessoas que não tem condições, eu penso em todas essas pessoas que ficam dependendo da boa vontade dos grevistas.

Outra coisa que tenho que ressaltar, é nas matérias que tenho lido, alguns professores tem dito que o Governo está atrasando as propostas para jogar o Acre contra os professores, mas caros profissionais(se assim podem ser chamados já que não desempenham um trabalho de profissional e nem estão trabalhando para poderem ser chamados de profissionais), vocês próprios estão jogando o Acre contra vocês, com essas atitudes falhas, sem coerência e sem pensar na população.

A única coisa que garanto a todos vocês, é que quando essa greve acabar e esses professores voltarem as salas, o clima não vai ser o mesmo, eu pelo menos toda vez que eles disserem: estamos atrasados, eu lembrarei que é culpa deles e os criticarei por isso.

EGOÍSMO É A PALAVRA... SINPLAC REJEITA NOVA INVESTIDA DO GOVERNO

Os professores da rede estadual de educação estão em greve há mais de um mês e na
manhã desta segunda-feira, 10, decidiram que o movimento grevista vai permanecer até que o Governo do Estado apresente uma proposta que contemple a categoria de forma igualitária.

A direção do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), que aderiu ao movimento grevista há pouco tempo, lamentam que alguns diretores de escola pública estejam tentando enfraquecer a mobilização dos educadores.

Os sindicatos não descartam a possibilidade de fazer uma manifestação para evitar que outras escolas retomem as aulas sem que todos os servidores decidam pelo fim da greve. Atualmente, pelo menos 70% das escolas públicas da rede estadual de Rio Branco, Plácido de Castro e distrito de Campinas estão com as aulas suspensas. O Sinplac lembra que há escolas de Cruzeiro do Sul que também aderiram à greve e estão com as aulas suspensas até que o impasse entre Governo e categoria seja resolvido.

A Secretaria de Educação (SEE) garante que a paralisação já comprometeu o ano letivo, mas o Sinplac rebateu as críticas ressaltando que os servidores também sofrem e que a luta é justa porque os trabalhadores estão, a cada ano que passa, perdendo o poder de compra.


Eu nem vou falar mais nada, já é comprovado em lei que a solicitação do SINPLAC não pode ser atendida e continuam lá enchendo o saco, gente... na boa, estudante é lixo nesse estado, porém temos a vantagem de sermos recicláveis, galera, por favor, vamos pensar no caso, vamos pensar bem a respeito, não podemos aceitar esse tratamento.

Amanhã, o Brasil conhecerá seus "Guerreiros"

Navegando pelo Blog do meu amigo Yann Sena (http://futblogdagalera.blogspot.com), pude lembrar que amanhã as 13 horas (horário de Brasília), o povo Brasileiro conhecerá os seus 23 guerreiros, que podem vir se tornar 23 heróis. O quê? Você é um E.T. e não sabe do que estou falando? Amanhã é o dia mais esperado dos últimos meses, a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo da África, feita pelo Treinador Dunga.

Existe muita pressão da imprensa para que Dunga convoque astros como Ronaldinho(Milan), Paulo Henrique Ganso e Neymar(ambos do Santos), mas creio eu que o treinador já tem os seus 23 escolhidos desde uns 3 ou 4 meses atrás e pressão nenhuma pode mudar isso. Dos três, o mais cotado a ser convocado, na minha opinião, é Paulo Henrique Ganso do Santos, o garoto demonstrou uma maturidade incrível no Campeonato Paulista e vem mantendo um nível alto de boas atuações desde a temporada 2009. Sem mais delongas, vou dizer quem eu convacaria se fosse o Treinador Dunga, afinal, somos 190 milhões de torcedores e também treinadores.

Goleiros: Julio Cesar (Inter de Milão); Gomes ( Tottenham); Victor(Grêmio).

Defensores: Maicon (Inter de Milão); Daniel Alves (Barcelona); Lúcio ( Inter de Milão); Luisão (Benfica); Juan (Roma); Thiago Silva (Milan), Roberto Carlos(Corinthians); André Santos (Fenerbahçe).

Meias: Gilberto Silva (Panathinaikos); Lucas (Liverpool); Felipe Melo (Juventus); Hernanes(São Paulo); Elano (Galatasaray); Cleiton Xavier (Palmeiras, pra mim é um excelente jogador, além disso, a história diz que o Brasil nunca ganhou uma copa sem um jogador que atuasse no Palmeiras, portanto...); Paulo Henrique Ganso (Santos); Kaká (Real Madrid); .

Atacantes: Robinho (Santos); Nilmar (Villarreal); Luis Fabiano(Sevilla); Ronaldinho (Milan, há quem diga que ele é muito meia e pouco atacnate, mas na temporada 2009-2010, o craque da camisa 80 tem sido atacante)

Essa seria minha convocação, mas existem 7 que ficaram em uma lista de espera, para que caso aconteça algum emprevisto. Meus 7 são:

Marcos (Palmeiras, um goleiro experiente, que já ganhou Copa do Mundo, já viveu tudo aquilo, passaria experiência ao grupo e contaria piadas no treino); Rafinha (Shalke 04); Miranda (São Paulo); Michel Bastos (Lyon); Kleberson (Flamengo); Neymar(Santos) e Diego Tardelli (Atlético-MG)

sábado, 8 de maio de 2010

Onibus perde o controle, quatro pessoas morrem e seis ficam feridas


Um ônibus que trafegava na Estrada do Quixadá rumo à capital, no final da tarde deste sábado, 08, caiu dentro do Igarapé Pirangi, no quilômetro nove, matando quatro pessoas e deixando seis feridas. As vítimas fatais foram um homem com seu filho e uma moça, e outro ainda não identificado que morreram presas às ferragens do veículo.



De acordo com o motorista, os freios do ônibus não funcionaram na hora em que ele tentou acioná-los.

– Não sei se dá para acreditar nele. Esses motoristas só andam em alta velocidade – disse um morador da região.

O produtor rural Emílio Torres, morador das proximidades, afirmou que esse é o terceiro acidente ocorrido no local. Torres afirma que os motoristas de ônibus andam em alta velocidade naquele trecho.

– Já alertamos as autoridades sobre o problema, mas nenhuma providência foi tomada – declarou ele, acreditando que uma falha humana pode ter ocasionado a tragédia.

Lamentável o acidente, apesar do motorista acusar falha técnica, moradores da região já informaram que os motoristas responsáveis pela rota, dirigem em alta velocidade e há de se notar que chovia no momento. Falha técnica ou humana, só um laudo técnico da perícia poderia informar o que de fato aconteceu.

Virou moda... Trabalhadores do sistema de Transporte Coletivo ameaçam parar

Os trabalhadores do sistema de transporte coletivo de Rio Branco ameaçam fazer greve caso não sejam atendidos em suas reivindicações. Desde abril, o sindicato da categoria e o sindicato das empresas se reuniram três vezes, mas não houve acordo. “Os empresários não valorizam motoristas, cobradores, mecânicos e os profissionais que fazem esta cidade se movimentar”, queixa-se a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes, Celina Costa.

Os trabalhadores reclamam da jornada estressante de serviço que começa às 3 horas da madrugada e vai até às 14 horas, sem direito a café da manhã e almoço. “Quem não tem dinheiro passa fome”, revela o motorista José Afonso, vice-presidente da entidade. “O pior de tudo é que motorista e cobrador não podem fazer greve, pois a população acredita que a tarifa vai aumentar. Mas não existe necessidade, pois o lucro das empresas é fabuloso. Por que eles não mudam de atividade quando dizem que este empreendimento é deficitário? Vão apostar na bolsa de valores!”, argumenta Afonso.

Celina e a diretoria atual do sindicato estão preocupadas porque, geralmente, as greves são consideradas como fator para revisão do valor da tarifa. “Mas não é bem assim. A lucratividade deste setor de serviços é exorbitante. Com a instalação das catracas eletrônicas o lucro é total. Além disso, a população cresceu e a empresa reduziu o intervalo entre ônibus, ampliando o índice de passageiros por quilômetro rodado. Não existem mais passageiros sentados, a população sente isso na pele diariamente”, comenta Celina.

E os empresários não podem reclamar de despesas com manutenção por conta de más condições das vias públicas. “As linhas só ocupam as ruas consideradas filé. A Prefeitura de Rio Branco tem feito investimentos pesados na conservação e ampliação das vias por onde passam ônibus”, comenta Celina.

Para dar uma idéia da indignação da classe, Celina informa que um cobrador tem vencimentos líquidos inferior a um salário mínimo. “O que queremos, mais do que índices de reposição salarial e benefícios, é respeito. Queremos que a população tenha um transporte de qualidade, mas, para tanto, é preciso valorizar esta categoria tão sofrida”, diz.

Celina informa que a categoria está exigindo apenas o que já é respeitado em várias capitais brasileiras, como jornada de sete horas de trabalho sem intervalo. “A intrajornada é um pesadelo para motorista e cobrador, porque se trata de uma folga inútil e estressante no ponto final da linha ou no terminal de ônibus. Quem quer relaxar assim?”, pergunta.

FONTE: Jornal A Tribuna

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sobre a greve> Data 05 de Julho tem explicação

Caros leitores do meu blog, sei que nem todos são acreanos, porém peço compreensão para que entendam que a situação aqui está complicadissima, tenho gastado todo o meu tempo tentando entender a maldita greve. Pois bem, estudei, pesquisei, especulei e cheguei a uma conclusão, a data que o SINPLAC adotou para a volta as aulas, não é uma data aleatória, tem um motivo, tem uma explicação para ter sido escolhida exatamente a data de 05 de julho, para explicar, terei de explicar o que realmente dizem as leis que o governo indicou como problemas aos professores: A Lei Eleitoral e a Lei da Responsabilidade Fiscal.

A lei 9.504-97 (Lei Eleitoral), é a seguinte:
Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:

( ) ......
VIII - fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição, a partir do início do prazo estabelecido no art. 7º desta Lei e até a posse dos eleitos.

A Lei Eleitoral, como se nota, proíbe a concessão de reajustes salariais superiores à inflação do ano da eleição nos 180 dias anteriores ao pleito eleitoral. No caso, o marco inicial foi 6 de abril de 2010, ou seja, realmente não existe como ceder os 10,96% que o SINPLAC exige, pois esse reajuste é referente a inflação de 2008, 2009 e 2010, o que EU não sei é se a inflação desse ano(até o dia 6 de abril) é realmente 2,96% que o governo oferece.

Já em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, é bem certo que o parágrafo único do artigo 21, de fato impõe restrição temporal em ano eleitoral para efeito de aumento de despesa permanente de pessoal, proibindo qualquer modalidade de reajuste nos 180 dias que antecedem ao termino do mandato.

Porém, é bom observarmos que em relação ao prazo de 180 dias adota-se como referência o término do mandato e não a data da realização das eleições. Se fizermos as contas, notaremos que: 180 DIAS ANTES DO TÉRMINO DO MANDATO DOS ATUAIS GOVERNANTES(31 DE DEZEMBRO) É EXATAMENTE O DIA 4 DE JULHO.

RESUMINDO
As negociações só poderão se estender até o dia 04 de julho, pois a Lei da Responsabilidade Fiscal proíbe que qualquer classe de trabalhadores tenha um aumento salarial após o dia 04 de julho, naturalmente, não haverão mais negociações e a greve se encerrará. Isso explica porque os professores escolheram o dia 05 de julho para voltar a dar suas aulas.

Um ponto importante a ser tocado é: Se a inflação do ano de 2010, é realmente 2,96%, não será possível um reajuste maior do que o já foi oferecido pelo governo, já que a partir do dia 06 de abril, não se pode fazer um reajuste salarial superior a inflação do ano de eleição, mas é um dado o qual eu não tenho acesso.

Pouco entendo sobre inflação, mas parece sim ser um direito do professor, porém, o SINPLAC teria que ter iniciado as negociações a muito tempo atrás, no ano passado pelo menos(e quando digo negociações, não digo própriamente a greve, poderia ter sido apenas ameaçado uma greve ao governo, se não aceitassem, aí sim uma greve), isso nada mais é que amadorismo.

Torço por um desfecho rápido, antes do dia 05 de julho, é impressionante o quanto o estudante é tratado como lixo e pior que isso, muitos estudantes estão aceitando serem tratados assim...

Galera, apoiar a greve, é o mesmo que brigar por um salário de pessoas que pouco ligam pra vocês, que querem deixar vocês sem aula até o dia 05 de julho, que estão pouco se lixando se você vai passar no Vestibular ou não(existem profissionais dignos na categoria, muitos até, tenho aplaudido os que mostram essa dignidade e me coloco contra os que dançam conforme a música), não sejamos apenas o "peão" nesse jogo de xadrez, a minha opinião meus amigos, é que vocês estão sendo usados enquanto estão aí na frente do Palácio do Governo brigando pelos salários dos professores, a classe não tem mostrado o minimo respeito aos estudantes. Eu ouvi por alto, que os estudantes do movimento estudantil estão divididos, alguns apoiam a greve, outros não, bom, já é um começo.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mensagem que mandei ao CQC da band, sobre greve no Acre

Não vou enrolar muito, indo direto ao ponto, sou Acreano, moro na cidade de Rio Branco, e faz exatamente 22 dias hoje(05/05) que as aulas na rede estadual de ensino estão paralisadas por conta de uma greve do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre(SINPLAC), exigindo reajuste por conta de algo relacionado a inflação de 2008 pra cá, e esperavamos por um desfecho rápido, logo no ínicio, mas pra piorar, hoje o SINPLAC declarou que com ou sem o Reajuste, só voltaram a dar aulas em julho, após a copa do mundo. Para muitos estudantes pode nem fazer diferença, mas pelo menos para os estudantes do 3° ano do Ensino Médio, a situação é agravante, afinal em outubro tem vestibular na Universidade Federal do Acre(UFAC) e nos dias 6 e 7 de novembro tem a prova do ENEM, pelas datas, já somos prejudicados pela ordem natural das coisas, com essa greve então, nem se fala. Nós estudantes, pedimos que o CQC ajude numa sociedade onde o estudante não tem voz, aqui até tem movimentos estudantis, mas que pouco acrescentam, afinal foi dito por uma das representantes dos estudantes que para ela, pouco importava se iamos a janeiro ou não.
Peço sinceramente a ajuda de vocês do CQC, pois apesar de não ser um exemplo de aluno(admito), não quero me prejudicar ainda mais do que já estou sendo prejudicado, muitos alunos que tem condição, cogitam se transferir para escolas particulares da cidade, mas os que não tem condições para isso, continuarão vendo essa palhaçada acontecer, sem poder fazer nada.
caso queiram mais informaçãos sobre o assunto, eu tenho um blog onde tenho postado o andamento da greve: http://smokefalamermo.blogspot.com
e as noticias que posto, saem de boas fontes, como sites de noticias da região e matérias na tv... o principal site onde tem as noticias é o http://www.agazeta.net

Para finalizar, peço encarecidamente que o CQC possa ajudar a sanar o nosso problema, acelerando o fim dessa greve cobrando das autoridades do governo e/ou SINPLAC, do jeito que só o CQC sabe fazer, com perguntas inteligentes, sempre bem humoradas, buscando ajudar seus telespectadores da melhor forma possível.


Foi o que mandei ao CQC, o que não quer dizer necessariamente que seremos atendidos, é só torcer agora.